15 . 12 . 2022

MUNICÍPIO ADERE AO PROGRAMA MAIS PECUÁRIA BRASIL

No dia 08 de dezembro, o município de Almirante Tamandaré do Sul aderiu ao programa  “Mais Pecuária Brasil”, que consiste em promover o melhoramento genético de rebanhos leiteiros e de corte da agricultura familiar, com adoção de protocolo, que inclui, por exemplo, o fornecimento de técnicos e sêmens pela CONAFER (Confederação Nacional dos Agricultores Familiares e Empreendedores Familiares Rurais do Brasil) e tendo como parceria as secretarias de agricultura dos municípios participantes.

O programa será executado por técnicos da CONAFER e técnicos do município que atuarão em conjunto desde a seleção dos animais, execução do protocolo, os sêmens, a inseminação e diagnóstico através de ultrassonografia para a confirmação da prenhez, assistência técnica sem custos.  O programa possui a duração de 12 meses, podendo ser prorrogado por até 48 meses.

A Secretaria Municipal de Agricultura irá realizar a seleção e cadastramentos dos produtores aptos a participarem do projeto bem como acompanhar e fiscalizar os trabalhos de execução, participar ativamente dos trabalhos em desenvolvimento.

De acordo com o secretário de Agricultura Claudionor Reisderfer, por meio do programa o produtor rural conseguirá inserir o melhoramento genético nas propriedades, o que proporcionará maior desenvolvimento do setor pecuário do município. “Nós manifestamos interesse em participar do Mais Pecuária Brasil, dada a relevância que a melhoria genética é de grande importância para que a gente possa ter rebanhos de qualidade em nosso município. Estaremos fazendo uma programação com o técnico do município, que estará em campo acompanhando todo o processo de desenvolvimento, para que os produtores de pequeno porte possam ter seus rebanhos melhorados”, disse Claudionor.

Segundo o Prefeito Municipal Adir Giacomini, a adesão do programa “Mais Pecuária Brasil” beneficiará as pequenas propriedades do município, melhorando geneticamente os animais e oferecendo assistência técnica ao agricultor, o que resultará a médio e longo prazo no aumento da produção de leite e  gado de corte nas propriedades rurais, refletindo positivamente na renda e qualidade de vida da família do produtor”, afirmou.

Autor: Graziela Moss