27 . 08 . 2014

Município implanta Programa de Educação Fiscal nas escolas

Na segunda-feira (25) o prefeito Ironi José Sebben e a primeira dama Sandra Sebben estiveram na Escola Municipal de Ensino Fundamental Bento Gonçalves de Linha Vitória – Almirante Tamandaré do Sul para a entrega dos materiais que serão utilizados no Programa de Educação Fiscal, o qual está sendo implantando em toda rede municipal de ensino.

Os materiais vêm do Estado para as prefeituras que tiverem o convênio do Programa de Integração Tributária (PIT), estes materias contém conteúdo interativo para melhor compreensão dos alunos.

Segundo a secretária da Administração, Franciele Dessoy, a Educação Fiscal é um processo que visa à construção de uma consciência voltada ao exercício da cidadania. O objetivo é propiciar a participação do cidadão no funcionamento e aperfeiçoamento dos instrumentos de controles social e fiscal do município.

“O tributo é um instrumento que pode e deve ser utilizado para promover as mudanças e reduzir as desigualdades sociais. O cidadão, consciente da função social do tributo como forma de redistribuição da Renda Nacional e elemento de justiça social, é capaz de participar do processo de arrecadação, aplicação e fiscalização do dinheiro público”, explica Franciele. A secretária ainda lembra Programa será executado pelas professoras da rede de ensino, as quais abraçaram a causa com entusiasmo.