18 . 06 . 2015

Almirante Tamandaré do Sul realiza capacitação para os candidatos a Conselheiro Tutelar

Almirante Tamandaré do Sul, através da Secretaria Municipal de Saúde, Habitação e Assistência Social e do Conselho Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente (COMDICA), realizou nos dias 12 e 13 de junho a capacitação para todos os candidatos inscritos e que foram aprovados no processo de análise de documentos para concorrer ao cargo de Conselheiro Tutelar. A capacitação faz parte do processo eleitoral que será realizado no dia  4 de outubro de 2015. O processo de escolha é para cinco membros titulares e no mínimo cinco suplentes para o período de 2016 a 2020. Além dos candidatos do município ainda participaram os candidatos de Santo Antônio do Planalto.

No primeiro dia os candidatos tiveram conhecimento sobre o Estatuto da Criança e do Adolescente (ECA), as funções do Conselho Tutelar, as atribuições dos conselheiros, ética na atividade e as relações entre conselheiros e gestores com relação à legislação pertinente. No segundo dia foi abordada a história e as mudanças na constituição familiar, à pessoa nos aspectos físico, emocional e racional, mediação de conflitos, prioridades da proteção na infância, e ainda sexualidade, DSTs e dependência química na adolescência, questões pertinentes a esse público e como o conselheiro deve atendê-las levando em consideração ECA.

A representante da Secretaria da Saúde, Habitação e Assistência Social, Márcia Reisdoerfer e a presidente do COMDICA, Liria Schmitz, salientaram que no evento foram tratadas questões fundamentais da legislação e questões com as quais os conselheiros tutelares irão trabalhar no dia a dia com vistas a proteção dos direitos das crianças e adolescentes do município.

Esteve presente o vice-prefeito, Adir Giacomini, como forma de acolhimento aos candidatos, tanto de Almirante Tamandaré do Sul como de Santo Antônio do Planalto. Ele disse que a Administração Municipal considera importante o trabalho do Conselho Tutelar no município.

A capacitação foi ministrada pelo Instituto Brasileiro da Pessoa e teve como palestrantes Odete Pacheco e Marco Aurelio Alves, que durante os dois dias contribuíram trazendo conhecimento e informações aos presentes. “Os novos conselheiros terão a missão de proteger os filhos que nos orgulhamos de gerar e sua valorização é o mínimo que podemos fazer”, disse Aurelio.

Até o dia da eleição ainda haverá outras etapas do processo conforme edital previamente publicado pelo COMDICA, entre elas, a realização da prova escrita que já está prevista para o dia 23 de junho com início às 13h30min, na sala de reuniões da Secretaria Educação junto à Prefeitura Municipal.