09 . 05 . 2013

Prefeitura e INSS promovem encontro sobre Previdência Social

Na tarde do dia 09, o gerente do INSS de Carazinho, Josué Souza, o chefe de benefício Adriano Mauss e a assistente social Ivali Gorgen estiveram presentes para esclarecer a comunidade sobre a Previdência Social. O encontro aconteceu na Câmara de Vereadores de Almirante Tamandaré do Sul, promovido pela secretaria de Saúde, Habitação e Assistência Social, juntamente com o Centro de Referência em Assistência Social (CRAS) do município. A atividade faz parte do Programa de Educação Previdenciária do INSS.

Na oportunidade a Previdência Social foi apresentada, sendo explicada sua função, de que forma que o trabalhador pode ser segurado e as formas de contribuição. Segundo o chefe de beneficio do INSS, o INSS tem função de substituição de renda do trabalhador. “Os benefícios do INSS servem para substituir a renda do segurado contribuinte quando este perde a capacidade de trabalho, seja por idade avançada, por doença, acidente, por tempo determinado ou indeterminado”, explica Adriano Mauss. Tem direito aos benefícios do INSS os trabalhadores com carteira assinada, trabalhadores avulsos, trabalhadores domésticos, trabalhadores individuais (autônomos), segurados especiais (trabalhadores rurais com menos de 64ha e seus cônjuges, com menos de 120 dias de carteira assinada por ano) e facultativos.

O INSS oferece três serviços ao segurado e 10 benefícios. Os serviços são perícia médica, reabilitação profissional e serviço social. Os benefícios são: aposentadoria por idade, aposentadoria por tempo de contribuição, salário família, pensão por morte, auxilio reclusão, salário maternidade, auxílio doença, aposentadoria por invalidez, auxilio acidente e beneficio assistencial.

Os atendimentos no INSS acontecem por agendamento, pelo telefone 135 ou pelo site www.previdencia.gov.br. A agência de Carazinho atende nove municípios da região, cerca de 120 mil habitantes. Em Almirante Tamandaré do Sul são 350 beneficiários do INSS, que recebem aproximadamente 300 mil reais por mês. Maiores informações e agendamentos podem ser obtidos junto a Assistência Social do município.