Notícias

05 . 05 . 2014

Dia 31 Maio: Dia Estadual da Luta Contra o Câncer Bucal

Preocupados com a saúde da população tamandareense, a equipe de saúde bucal da Unidade Básica de Saúde de Almirante Tamandaré do Sul disponibilizará na última semana do mês de maio, do dia 26 ao dia 30, no período da tarde a realização de exames da cavidade bucal da população com finalidade de prevenção ao câncer. No dia 30, os exames serão realizados no período da manhã.   

   

Segundo a cirurgiã dentista da Unidade Básica de Saúde do município Tamiris Czervinski o câncer bucal é um dos 10 tipos mais comuns de câncer, que geralmente ocorre nos lábios, língua, assoalho bucal, gengiva, mucosa da bochecha, palato e glândulas salivares. É mais frequente em homens do que em mulheres e atinge principalmente pessoas com mais de 40 anos de idade. O fumo, combinado com o excesso de bebida alcoólica, é um dos principais fatores de risco, além da exposição ao sol para risco de câncer labial.

 

            O Instituto Nacional de Câncer, coloca o câncer de boca como o sexto câncer mais frequente no sexo masculino e o oitavo no feminino.Quanto mais cedo o câncer bucal for detectado, melhor será a qualidade de vida do paciente e maior será sua sobrevida. O exame rotineiro da boca feito por um cirurgião -dentista pode diagnosticar lesões no início. O diagnóstico precoce é fundamental para o sucesso do tratamento”, salienta a Dentista.