Notícias

20 . 06 . 2014

Secretaria da Agricultura recebe frutos de munícipes

 

No início do mês de maio os funcionários da Secretaria da Agricultura foram surpreendidos com um presente dado pelo produtor rural Pércio Meira, uma cesta com diversas frutas, ás quais são frutos das mudas doadas pela EMATER/ASCAR em parceria com a Secretaria da Agricultura. Além das frutas o produtor rural do distrito de Mata Cobra Silvestre Cerati presenteou a secretaria com uma batata de 4,925 kg.


Segundo a extencionista da Emater/ Ascar Terezinha Fusinger ambos os agricultores mostram que mantendo o pomar e a lavoura sempre limpa, bem adubada, observando a época de plantar e podar, cuidando as pragas que às vezes infectamas plantas, pode-se colher produtos tão maravilhosos como esses. “Muito obrigadapor lembrarem-se da nossa equipe, e continuem sendo esse exemplo de dedicação na Agricultura lembrando que, é de gente assim que precisamos”, agradece Terezinha.


Neste sentido a extecionista ainda ressalta que estamos em época das podas para o melhore crescimento e produção das plantas. Ela tem como finalidade dar formato à planta e estimular a produção. Para realizar a poda, o fruticultor deve conhecer o hábito de frutificação de cada fruteira, bem como os tipos de podas existentes. As podas mais comuns são a formação, frutificação e de limpeza.


Basicamente, a poda, pode ser executada em duas épocas:


No inverno, é chamada de poda em seco e recomendada para frutíferas que perdem as folhas como pessegueiro, macieira, ameixeira, figueira. Mas o inverno é uma referência muito teórica e pode induzir alguns erros. Existe um momento ótimo para iniciá-la. É quando os primeiros botões florais surgirem nas pontas dos ramos, indicando que a seiva começou a circular de novo pela planta. Se a poda for feita antes, estimulará a brotação na hora errada. Se efetuada depois, forçará as brotações vegetativas, exigindo mais tarde uma nova poda.


A poda verde ou de verãoé realizada quando a planta está vegetando e destina-se a arejar a copa, melhorar a insolação e a coloração dos frutos e diminuir a intensidade de cortes na poda de inverno. É também executada em plantas com folhas permanentes como as cítricas, abacateiro e mangueira.


 

“Por ocasião da poda seca ou de inverno, deve-se considerar a localização do pomar, as condições climáticas e o perigo de geadas tardias antes da operação. A poda deve ser iniciada pelas cultivares precoces, passando as de brotação normal e finalizando pelas tardias. Em regiões sujeitas a geadas tardias, deve-se atrasar o início da poda o máximo possível, até mesmo quando as plantas já apresentaram uma considerável brotação, normalmente as de ponteiro”, conclui a extencionista.