14 . 05 . 2015

Conselho Municipal de Proteção e Defesa Civil é reativado no município

No dia 7 de maio o prefeito municipal, Valdeci Gomes da Silva, recebeu em seu gabinete, os representantes da Coordenadoria Regional de Proteção e Defesa Civil, o coordenador, Major Jamir Lago, e o coordenador adjunto, Gilberto Zinhani.

Participaram da conversa ainda o chefe de gabinete, Ironi José Sebben, e o assessor jurídico, Maiquel Adam. Em pauta estavam orientações gerais sobre como proceder em desastres naturais, orientações sobre medidas protetivas em geral e também a necessidade de adequação do município às normas federais.

Na oportunidade as autoridades, com objetivo de regulamentação das normas, reativaram o Conselho Municipal de Defesa Civil (COMDEC) que será representado por Diego Fiorio e Alexandre Aires.

Almirante Tamandaré do Sul, em fevereiro de 2014, foi atingido por ventos, granizos e chuvas, se tornando assim um desastre natural, que causou estragos por toda a cidade. O CTG local foi desmanchado e o telhado deste foi arremessado para cima da creche do município que também ficou danificada. O centro administrativo da prefeitura, obra que seria inaugurada em abril, teve o telhado arrancado e perda total em pelo menos 400 metros quadrados de telhado e foro de gesso, várias casas foram destelhadas na sede do município e nas localidades de Vila Seca e Linha Vitória.

Segundo o prefeito municipal, Valdeci Gomes da Silva, são desastres como este que a Administração Pública se preocupa e por isso que foi estruturado este novo Conselho que cuidará destas questões. “O conselho irá conscientizar a comunidade e realizará ações para que o município esteja preparado em caso de algum desastre. Queremos que os tamandareenses estejam protegidos e para isso pensamos em realizar estas ações o quanto antes”, disse.