Notícias

28 . 01 . 2016

Prevenção do Câncer de Pele é tema de atividades no mês de janeiro

A Unidade Básica de Saúde de Almirante Tamandaré do Sul todo mês realiza ações contra doenças que podem prejudicar a vida dos munícipes. No mês de janeiro de 2016, a equipe trabalhou com o Câncer de Pele. O tema foi escolhido por conta do verão, temporada que aumenta o risco da doença, das altas temperaturas e também através de alguns diagnósticos no município.

 

Foram realizadas ações como a visitação nas residências do município pelas agentes de saúde municipal, as quais forneceram informações e falaram sobre os cuidados com a doença.  Ainda, foram distribuídos folders nos Postos de Saúde das localidades e da sede do município.

A responsável pelas ações e enfermeira da Unidade Básica de Saúde, Rosangela da Rosa, explica que o Câncer de Pele é um tumor formado por células da pele que sofreram alterações e multiplicaram-se de maneira desordenada e anormal dando origem a um novo tecido, a neoplasia. “O tratamento depende do tipo de câncer, a localização do câncer, idade do paciente, e se o câncer é primário ou um retorno. Deve-se olhar para o tipo específico de câncer de pele, a fim de determinar o tratamento adequado exigido”, diz.

 

Ela ainda salienta que qualquer mancha que a pessoa achar e que tiver a aparência irregular deve se dirigir a Unidade Básica de Saúde para se orientar.  “Ao contrário dos outros cânceres que ocorrem na maioria dos casos em pessoas acima de 70 anos, os carcinomas na pele são comum também entre os 20 aos 35 e afeta também crianças e adolescentes. A grande maioria de suas vítimas são caucasianos (brancos), sendo mais comum em países tropicais como Brasil, África do Sul e Austrália. O número de diagnósticos de melanomas vêm aumentando nos últimos 40 anos”, concluí Rosangela dizendo que o mais importante para evitar o Câncer de pele, sem dúvidas, é o uso do protetor solar diariamente. 

 

Foto:divulgação