07 . 03 . 2013

Prefeito participa de audiência pública com o governador Tarso Genro

Na tarde do dia 06 o prefeito Ironi Sebben, acompanhado do vice-prefeito Valdemar Jacomelli e vereadores, participou da audiência sobre o novo modelo de pedágios, intitulada Diálogos CDESRS. A audiência foi mediada pelo secretario da CDES – RS (Conselho de Desenvolvimento Econômico e Social), Marcelo Danéris, com a presença dos secretários de estado Stela Farias, Carlos Pestana e Caleb de Oliveira e do presidente da Empresa Gaucha de Rodovias (EGR) Luiz Carlos Bertotto. O governador Tarso genro conduziu a segunda parte da audiência, onde anunciou recursos do PAC2 para o estado e se mostrou otimista em relação ao julgamento da ação contra a liminar concedida para a Coviplan.

Mais de 500 pessoas participaram do ato no auditório da Ulbra, em Carazinho. Dentre os participantes estavam os deputados Raul Pont, Ivar Pavan, Edegar Pretto, Ana Affonso, Marisa Formollo e Gilmar Sossella, representantes de classes e sindicatos, autoridades regionais e comunidade em geral. Na oportunidade, a empresa EGR foi apresentada aos presentes e as ações que passam a ser efetuadas pela empresa. Os projetos da EGR consistem na extinção da praça de pedágios de Farroupilha, realizações de audiências públicas, destinação de todos os recursos arrecadados nos pedágios geridos pela empresa para manutenção e investimento nas estradas pedagiadas. As estradas federais, depois do término das concessões, voltarão a ser responsabilidade do governo federal, através do DNIT. É o caso das praças de Carazinho, nas BRs 386 e 285.

O governo do estado busca derrubar a liminar que garante a exploração dos pedágios pela Coviplan até 28 de dezembro. No entendimento do governo, as concessões findaram em 06 de março e a cobrança deveria ter sido suspensa nesta data. A extinção das praças de pedágio de Carazinho beneficia a comunidade de Almirante Tamandaré do Sul diretamente, que precisa usar as rodovias como acesso principalmente à Carazinho.