10 . 10 . 2016

Secretaria de Educação realiza Formação Continuada

A Secretaria Municipal de Educação, Cultura e Lazer de Almirante Tamandaré do Sul esteve realizando na noite de quinta-feira (06), na sala de reuniões da Prefeitura Municipal, uma Formação Continuada com os professores da rede municipal de ensino.

Inicialmente a secretária de Educação, Franciele Dessoy, deu boas vindas aos professores, falou da importância das formações e passou a palavra para a nutricionista Simone Polla, que proferiu a palestra. Ela falou sobre o papel dos professores em relação aos alunos e passou o vídeo “Muito além do peso”. Explanou ainda sobre o papel do nutricionista do PNAE, sobre a elaboração de um bom cardápio de acordo com porções e valores de recurso repassados pelo Governo, que segundo ela “é de acordo com o censo do ano anterior, censo escolar, e este ano foi repassado o valor gasto no mês de agosto e setembro, com variável que aconteceu com os ajustes realizados nas escolas”, explica Simone.

A Nutricionista ainda falou que os cardápios escolares terão mudanças em 2017 com redução de sódio e açúcar e disse que a rede de professores e funcionários deve trabalhar juntos para uma reeducação alimentar. “Os alimentos devem ter boas práticas de fabricação para manter a qualidade, as cozinhas com ventilação, as merendeiras com roupas adequadas, uniformes, toucas e luvas, os visitantes na cozinha também devem usar toucas e por fim deve ter uma higiene adequada para o armazenamento de produtos alimentícios e de limpeza em lugares separados e adequados”, explica.

Ainda por parte dos professores, foram relatadas algumas ações desenvolvidas em 2016 nas escolas, os assuntos foram direcionados a boa alimentação escolar com interação entre professores e a nutricionista com perguntas e respostas.