24 . 10 . 2016

Câncer de Mama é tema de palestra com Mastologista

A Secretaria Municipal de Saúde, Habitação e Assistência Social realizou na tarde de quarta-feira (19) uma palestra decorrente ao Outubro Rosa que está acontecendo todo o mês. O evento ocorreu na Câmara Municipal de Vereadores, contou com cerca de 70 pessoas e a palestra foi ministrada pelo mastologista Rafael Martini, do Hospital da Cidade de Passo Fundo.

Na oportunidade ele falou sobre o Câncer de Mama e tudo que envolve a doença e ainda tirou dúvidas das participantes, como por exemplo, o modo de fazer o autoexame, “na apalpação se busca a existência de alguma área mais endurecida, que podem ser nódulos, alguns são difíceis de encontrar. Se você percebe alguma diferença na apalpação nem sempre pode ser câncer na mama, mas a mulher precisa buscar esclarecer, para ver se as alterações são benignas ou malignas. Não existe câncer benigno, somente câncer maligno. O que existe são lesões benignas que podem se tornar malignas”, explica o Mastologista, orientando ainda que quando a mulher perceber uma reação ela precisa buscar atendimento.

Rafael ainda tirou dúvidas sobre a reposição hormonal, a qual aumenta a chance da mulher desenvolver uma doença mamaria, “depende muito do tipo de hormônio utilizado, pois sabemos que quanto menos tempo a mulher usou hormônio, e se usados de alguns tipos específicos, eles praticamente não tem riscos. Já se usado por longos períodos, ou seja, mais de 5 anos o risco se torna maior, mas isso também depende do tipo de hormônio utilizado”, diz o Mastologista.

O que se deve pensar é que a reposição tem um beneficio muito importante na qualidade de vida da mulher e na prevenção dos calorões e da osteoporose. “O hormônio tem seu beneficio e tem seu risco, isso na consulta médica a mulher busca saber se o risco supera o beneficio. É muito importante que a mulher mantenha a mamografia em dia, realizada a partir dos 40 anos, se antes desta idade não haver sinais, a mamografia deve ser feita anualmente. Já o autoexame deve começar a ser feito a partir dos 20 anos de idade”, explica.

Ao final a secretária de Saúde, Carine Bernardi, agradeceu a todas pela presença e convidou para o resto da programação do Outubro Rosa no município. “No dia 24 teremos a Palestra sobre o Câncer de Mama e Reposição Hormonal, com a doutora Débora, na Unidade Básica de Saúde, a partir das 14 horas, e no dia 26 teremos a palestra com a nutricionista Ciliana de Oliveira, também na Unidade Básica, a partir das 14 horas com o tema Alimentação e Estética, convidamos a comunidade, em especial as mulheres, para participarem deste evento”, convida Carine.