Notícias

12 . 06 . 2013

Campanha de prevenção do câncer de próstata realiza mais de 150 exames

No dia 08 de junho foi realizada uma campanha de prevenção ao câncer de próstata em Almirante Tamandaré do Sul. Foram realizadas 153 coletas de sangue para o exame PSA preventivo. A campanha é uma realização da Secretaria de Saúde, Habitação e Assistência Social em parceria com o Laboratório São José.

Na segunda fase da campanha, os exames serão analisados e os que apresentarem alterações terão consultas agendadas com o médico urologista André Lau, que atende no município. Os exames sem alterações vão ser entregues aos pacientes em casa, pelas agentes de saúde. Segundo o médico, o ponto de corte do nível de PSA é 2,5. “Todos os pacientes que realizaram o exame e que apresentarem um PSA de 2,5 ou mais devem fazer uma consulta. É preciso realizar, então, o exame de toque retal que tem por objetivo avaliar o tamanho e a consistência da próstata”, explica o urologista.

Os homens devem realizar o exame preventivo PSA a partir dos 45 anos. Se houverem casos na família, o homem deve começar a realizar o exame a partir dos 40 anos. Após os 50 anos de idade é preciso realizar o PSA em conjunto com o exame de toque retal. Os valores que indicam risco no PSA variam conforme a idade do paciente, por isso é necessário que um médico realize a análise dos resultados.

“Aqui (em Almirante Tamandaré do Sul) devem ter em torno de mil homens, desses em torno de 500 em mais de 40 anos de idade. Estatisticamente, 4% da população masculina em idade de risco vai apresentar problemas de próstata, ou seja, 25 homens”, analisa o médico André Lau. O tratamento para os casos de câncer de próstata é realizado através de cirurgia, radioterapia, quimioterapia ou medicação. “O tratamento depende do estágio em que se encontra a doença quando diagnosticada, por isso é importante o diagnostico precoce”, enfatiza.

Os pacientes serão comunicados de suas consultas por telefone e pelas agentes de saúde. O prazo para a conclusão das análises é de cerca de 15 dias.