17 . 06 . 2015

Alunos trabalham “Cultura da paz, seja um multiplicador” dentro do projeto anual

A Escola Municipal Ensino Fundamental Bento Gonçalves, de Linha Vitória – Almirante Tamandaré do Sul, realizou no dia 10 de junho uma das atividades relacionada ao projeto trabalhado na escola: “Eu cuido, você cuida e o mundo agradece”. A atividade teve como tema “Cultura da paz, seja um multiplicador” do jornal “Amigos da Natureza” e foi realizado pelos alunos desde o Pré I até 5º Ano, professores e equipe diretiva. Na atividade foi apresentado pelos alunos situações e atitudes que geram conflitos e promove o desentendimento, ódio, vingança, entre outros sentimentos e ações que podem ser feitas para gerar a paz e a união nos diferentes ambientes sociais, que a educação para a paz compreende paz interior, paz na família, paz na escola, nas religiões, no trabalho, no trânsito, no meio ambiente, a paz social e paz entre as nações.

Segundo a diretora, Elisandra de Oliveira, os alunos apresentaram de forma criativa os trabalhos através de encenações, painéis, cartazes e vídeos. “Foi refletido o que é a paz e como podemos promovê-la. Nossa próxima atividade referente ao projeto será a apresentação de um teatro sobre o meio ambiente e a paz com as turmas do 4º e 5º Ano”, diz.

Através de uma pesquisa feita na escola, realizada pela professora do 1º Ano, Denise Noetzold Ribeiro, juntamente com seus alunos, concluiu-se ainda que paz é garantir que todas as  pessoas tenham moradia, comida, roupa, educação, saúde, amor, compreensão, ou seja, boa qualidade de vida.

Outra atividade realizada foi em decorrência da Semana do Meio Ambiente com o embelezamento da escola, que contou com a participação e colaboração da comunidade local e escolar, vizinhos, equipe diretiva e funcionários responsáveis pelo Viveiro da Escola Municipal de Ensino Fundamental Raimundo Nedel, Douglas Schimitz Kai e Giovane Peres.

“Para a concretização a ideia contamos com a ajuda e o apoio de vários parceiros da escola e agradecemos a todos pela ajuda, são eles: Prefeitura Municipal, Madeireira Jacarezinho, Romeu Toso, João Luiz Rissi e os meninos Douglas e Giovane. Agradecemos também a agente de saúde, Susinara Denicoló, que nos orientou com cuidados em relação às bromélias para evitar focos do mosquito da dengue. A escola agradece a todos que contribuíram e colaboraram para tornar nossa escola um lugar bonito, atrativo e acolhedor”, agradece Elisandra.