28 . 06 . 2016

Munícipes poderão votar na Consulta Popular 2016

Votando na Consulta Popular o munícipe está contribuindo para o desenvolvimento regional e municipal e exercendo seu papel democrático de cidadão

Nos dias 5, 6 e 7 de julho acontece em todo o estado do Rio Grande do Sul, através da Lei nº 11.179, a votação da Consulta Popular, onde a população define diretamente parte dos investimentos e serviços que constarão no orçamento do Estado.

Segundo a presidente do COMUDE de Almirante Tamandaré do Sul, Renata Eckhardt, é definido o valor para cada região, o governo e os Conselhos Regionais de Desenvolvimento (COREDES) organizam o processo de discussão em Audiências Públicas Regionais, Assembleias Municipais e Fóruns Regionais. Nos encontros, foi construída uma cédula de votação regional, que é submetida aos eleitores gaúchos nos dias de votação da Consulta Popular.

Estão habilitados a votar apenas os eleitores com domicílio eleitoral na região geográfica do COREDE correspondente. Os pontos de votação funcionarão entre as 7h e às 18h. A votação pela internet estará disponível ininterruptamente das 7h até às 23h59min dos dias 05, 06 e 07, no site (www.consultapopular.rs.gov.br). A votação através dos dispositivos móveis se realizará nos dias 05 e 06 de julho, através do aplicativo Off Line.

Na votação on-line e nos pontos de votação é necessário o número do título de eleitor. Em Almirante Tamandaré do Sul serão disponibilizadas 03 urnas, uma na Prefeitura Municipal, outra no Posto de Saúde da sede, e uma urna volante. Cada eleitor deverá escolher um dos dez programas que farão parte da Cédula de votação, as quais são:

1)      SEDUC: Secretaria de Educação: Formulação Continuada – Resinificando a prática Pedagógica da Rede Pública estadual;

2)      SEAPI: Secretária da Agricultura, Pecuária e Irrigação: Melhoramento de Estradas Vicinais;

3)      SEAPI: Secretária da Agricultura, Pecuária e Irrigação: Apoio à Cadeia Produtiva do leite e da Pecuária de Corte;

4)      SEAPI: Secretária da Agricultura, Pecuária e Irrigação: Correção, Recuperação e Manutenção do solo;

5)      SME: Secretaria de Minas e Energia: Redes Elétricas Trifásicas para Agricultura Familiar;

6)      SDR: Secretaria do Desenvolvimento Rural: Apoio para Acesso a Internet e a Telefonia no Meio Rural;

7)      SDR: Secretaria do Desenvolvimento Rural: Apoio à Agroindústria Familiar;

8)      SDR: Secretaria do Desenvolvimento Rural: Apoio ao desenvolvimento da Produção Leiteira e da Pecuária Familiar;

9)      SDR: Secretaria do Desenvolvimento Rural: Incentivo ao Uso e a Geração de Energia por Meio de Fontes Alternativas e Melhoria da qualidade da Energia no Campo;

10)   SDECT: Secretaria do desenvolvimento Econômico, Ciência e Tecnologia: Programa de Apoio e Iniciativas Municipais (áreas industriais municipais).