Notícias

10 . 03 . 2017

FEBRE AMARELA

A febre amarela é uma doença infecciosa febril aguda, causada por um arbovírus (vírus transmitido por insetos), que pode levar à morte em cerca de uma semana se não for tratada rapidamente.

O bugio, assim como outros macacos, é um sentinela da febre amarela e não o transmissor da doença. Quem transmite é o mosquito através da picada. Tem gente que vê um bugio morto e pensa que ele é o transmissor. Na verdade, o bugio é vítima do mosquito e avisa sobre a proliferação do inseto.

No caso da febre amarela urbana, o vírus é transmitido pelo mosquito Aedes aegypti ao homem. A doença não é contagiosa, ou seja, não há transmissão de pessoa para pessoa. É transmitida somente pela picada de mosquitos infectados com o vírus.

Imunização

— Crianças de 9 meses a 4 anos completos: administrar uma dose a partir dos 9 meses e uma dose de reforço aos 4 anos, com intervalo mínimo de 30 dias entre as doses.

— Pessoas a partir de 5 anos:

a) Com uma dose da vacina administrada antes dos 5 anos: administrar uma única dose de reforço, com intervalo mínimo de 30 dias entre as doses.

b) Com uma dose da vacina administrada com mais de 5 anos de idade: administrar uma única dose de reforço, 10 anos após a administração da primeira dose.

c) Com duas doses de vacina: a imunização está completa. Não administrar nenhuma dose.

d) Pessoas não vacinadas ou sem comprovante de vacinação: administrar a primeira dose da vacina e uma dose de reforço 10 anos depois.

— Pessoas com 60 anos e mais, que nunca foram vacinadas ou sem comprovante de vacinação: o médico deverá avaliar a vacinação, levando em conta o risco da doença e o risco de efeitos adversos pós-vacinação nessa faixa etária.

— A vacina contra a febre amarela não é indicada para gestantes e mulheres que estejam amamentando crianças menores de 6 meses.

 

 

Enfermeira Alessandra Schmidt da Luz