22 . 10 . 2014

CRAS realiza dia de integração com os idosos do município

Durante toda a sexta-feira (17) o Centro de Referência e Assistência Social (CRAS) de Almirante Tamandaré do Sul realizou um dia especial para os idosos do município. Participaram do momento de integração os grupos da terceira idade Amor a Vida de Mata Cobra, Descobrindo a Vida de Vila Seca, Espelho Mágico de Segredo, Unidos Venceremos de Linha Vitoria, Sempre Alegre da sede do município e idosos com mais de 60 anos.

Pela parte da manhã houve a Santa Missa na Igreja São João Batista, que a pesar da chuva contou com a presença dos idosos. A celebração ficou a cargo do pároco, Avelino Pinzetta.

Ao meio dia foi servido almoço aos presentes, preparado por Claudião Lanches, e foi entregue um brinde para cada um dos idosos pelas autoridades prefeito Ironi José Sebben e a primeira dama Sandra Sebben, vice-prefeito Valdemar Jacomelli e esposa Sueli Jacomelli, secretária da saúde, Carine Bernardi, e agente administrativa do CRAS, Rosangela Strack. Ainda foi servida uma sobremesa preparada pelo CRAS.

De acordo com a assistente social, Vera Bennemann, e a coordenadora do CRAS, Márcia Reisdoerfer, este evento é uma complementação das atividades do Serviço de Convivência e Fortalecimento de Vínculos que ocorre todas as quartas-feiras nas localidades e que abrangem diferentes temas relacionados a direito, deveres, saúde, lazer, cultura, convivência familiar e comunitária. “Considerando que para envelhecer com qualidade é necessário entre outros, participar de programas de integração social, mantendo relacionamentos com outras pessoas de sua idade, com seus familiares, a fim de reforçar também o convívio deles no meio social”, salientou a Assistente Social.

Pela parte da tarde, os idosos participaram da palestra Show com o tema “Transforme a Terceira na Melhor Idade” realizada pelo palestrante Fabio Fiel.

Segundo a coordenadora, Márcia Resdoerfer, o evento tem entre os objetivos proporcionar aos idosos momentos de lazer, diversão, informação, que certamente contribuem para a qualidade de vida da pessoa idosa, “sendo este também um momento de mostrar para eles o quanto são especiais para a sociedade tamandareense e merecem o nosso respeito e admiração”, conclui.

Stand Outubro Rosa

Durante a programação do Dia do Idoso, a Secretaria de Saúde organizou um stand de prevenção ao câncer de mama e problemas que afetam as mulheres durante toda a vida. Além disso, os profissionais da saúde fizeram agendamento de preventivo e mamografia, explicaram como é feito o autoexame da mama e interagiram com as mulheres que visitaram o stand.

Esta atividade é decorrente ao Outubro Rosa, que está sendo realizado no município desde o começo do mês. Para a secretária de Saúde, Carine Bernardi, as mulheres do município gostaram da oportunidade que a saúde ofereceu, pois muitas vezes, as mulheres mais idosas não procuram a Unidade de Saúde e o stand proporcionou uma motivação para o agendamento dos exames, que resulta no diagnostico precoce da doença.