20 . 11 . 2014

Departamento do Meio Ambiente realiza Coleta de Lixo Eletrônico

O Departamento do Meio Ambiente da Prefeitura Municipal de Almirante Tamandaré do Sul, está realizando a coleta de lixo eletrônico no município. Os equipamentos que estão sendo recolhidos são: pilhas e baterias, todos os componentes de computadores, televisores, impressoras, notebook, nobreak, cabo e terminal, telefone sem fio, celular, carregador, central telefônica, eletrodomésticos, microondas, rádio, vídeo cassete e aparelho de cerca elétrica.

A coleta está acontecendo junto ao prédio da Prefeitura e é uma realização da Secretaria Municipal de Agricultura, Indústria, Comércio e Meio Ambiente com apoio da Secretaria da Educação, Cultura e Lazer e a EMATER/RS.

Segundo a fiscal ambiental, Loeci Gomes da Silva, o lixo eletrônico possui uma grande quantidade de substâncias prejudiciais ao ambiente e ao homem, uma das mais prejudiciais é as substancias retiradas das baterias e capacitores, pois são dispositivos que armazenam energia.

”O lixo eletrônico é todo resíduo material produzido pelo descarte de equipamentos eletrônicos. Com o elevado uso de equipamentos eletrônicos no mundo moderno, este tipo de lixo tem se tornado um grande problema ambiental quando não descartado em locais adequados. Por isso, alertamos a comunidade tamandareense. Se os munícipes tiverem lixos eletrônicos em casa, que tragam até o departamento do meio ambiente, ou entrem em contato”, explica Loeci.

Lembrando que a campanha é permanente e o Departamento atende em expediente normal.