21 . 01 . 2015

Secretaria da Agricultura inicia preparativos para o Cadastro Ambiental Rural

O Cadastro Ambiental Rural (CAR), segundo o Ministério da Agricultura, é um instrumento fundamental para auxiliar no processo de regularização ambiental de propriedades e posses rurais. Consiste no levantamento de informações georreferenciadas do imóvel, com delimitação das Áreas de Proteção Permanente (APP), Reserva Legal (RL), remanescentes de vegetação nativa, área rural consolidada, áreas de interesse social e de utilidade pública, com o objetivo de traçar um mapa digital a partir do qual são calculados os valores das áreas para diagnóstico ambiental.

Em Almirante Tamandaré do Sul a Secretaria Municipal de Agricultura, Indústria, Comércio e Meio Ambiente, juntamente com a parte técnica do Escritório Municipal da Emater/Ascar, já estão realizando a divulgação do Cadastro Ambiental Rural para conhecimento dos munícipes. O Cadastro começará a ser realizado no município a partir de fevereiro seguindo até o mês março, podendo ser prorrogado para mais tempo.

Segundo o secretário, Sergio Raber, essa ferramenta é importante no auxilio, no planejamento do imóvel rural e na recuperação de áreas degradadas. “O CAR fomenta a formação de corredores ecológicos e a conservação dos demais recursos naturais, contribuindo para a melhoria da qualidade ambiental, sendo atualmente utilizado pelos governos estaduais e federal”, explica.

Mais informações na Secretaria Municipal de Agricultura na Prefeitura Municipal ou pelo telefone (54) 3615-1145.