01 . 06 . 2015

Vice-prefeito representa Distrito de Linha Vitória na Itália

Em vigem a Itália, o vice-prefeito Adir Giacomini, entrega convite do XI Gaitaço a prefeitos e retribui visitas de ciclistas italianos e do Coral de Trichiana

Levando em consideração a colonização do distrito de Linha Vitória-Almirante Tamandaré do Sul, ser de descendentes Italianos e receber visitas de representantes de diversas cidades da Itália, que de 3 à 19 de maio o vice-prefeito Adir Giacomini esteve visitando a região norte do país de onde imigraram a maioria dos Italianos que hoje vivem no Brasil, seus pontos turísticos, entre eles, prefeituras e igrejas. O vice-prefeito neste período esteve visitando, além da região norte, a capital Roma.

Adir representou o Grupo de Imigrantes Italianos de Linha Vitória juntamente com, Nilvo Colognese, de Chapada. A viagem foi feita através da LN Agência de Viagem de Carazinho, organizada pelo Grupo Guiseppe Garibaldi, representado na viagem por 14 pessoas.

O Grupo ao chegar ao país foi recebido na casa Pollesani Nel Mondo que atende filhos de imigrantes visitantes do mundo inteiro na Cidade de Porto Viro na província de Rovigo. Lá passaram 10 noites durante toda a temporada que estiveram na região norte da Itália.

As primeiras cidades visitadas foram Moróstica e Schiavon, cidade está onde reside o grupo de ciclistas italianos que estiveram em Linha Vitória em 2014, os brasileiros foram recebidos pela prefeita Mirrella, na Prefeitura de Schiavon. Na oportunidade eles ofereceram ao grupo de brasileiros um jantar com gastronomia Italiana, intituladas, Bacalá a Vicentina, ou seja, um bacalhau com polenta, prato típico da Província de Vicenza. Ainda em Schiavon o vice-prefeito entregou um convite do IX Gaitaço para as autoridades locais.

No dia seguinte o grupo visitou a cidade de Isola Vicentina, onde foram recepcionados na prefeitura pelo prefeito Francesco, o qual ofereceu um almoço. Na oportunidade o vice-prefeito Adir entregou novamente convite para IX Gaitaço ao prefeito e demais autoridades. Visitaram ainda as cidades de Bassano Del Grappa e o Monte Grappa, o maior cemitério da Europa, onde estão enterrados os soldados mortos na Primeira Guerra Mundial, por fim deste dia visitaram a cidade de Cittadella.

Outro dia visitaram Verona onde se passa a história da peça Romeu e Julieta escrita por William Shakespeare. Este é um grande marco da cidade, que recebe a fama de cidade dos namorados, atraindo centenas de turistas. Após, a visita foi na cidade de Padova que é a cidade onde o Santo Antônio desejou morrer, mas não chegou a tempo.

Seguindo as visitas foram para Cortina D’Apenso- Lago Missurina, na província de Belluno na divisa entre Itália e Áustria, região das montanhas Dolomitas. Durante a noite foram recebidos na cidade de Trichiana, pelo Coral Trichiana, que em 2009 também esteve visitando Linha Vitória.

Seguindo a viagem e saindo da região do Veneto, norte da Itália, o grupo foi para as cidades de Pisa e Firense, conhecidas mundialmente como cidades da cultura e por ser na Região da Toscana. A última etapa da viagem foi na capital Roma, onde o grupo passou 3 dias de visitação no Vaticano, em Museus, Capelas, na Basílica de São Pedro e demais pontos turísticos. No domingo, dia 17, pela manhã o grupo acompanhou uma missa do Papa Francisco, onde ele beatificou 4 freiras. A missa contou com mais de 250 mil fies do mundo inteiro, ocasião esta, que segundo Adir, ficará marcado em suas lembranças, “pois para finalizar a nossa viagem com chave de ouro, fomos emocionados com a maravilhosa missa celebrada pelo Papa Francisco”, salienta.