31 . 08 . 2015

Município suspende uso de animais no Desfile Cívico

As Secretarias Municipais de Educação, da Agricultura, de Saúde e o Posto Veterinário do Município estão comunicando a todos que foi confirmada a existência de um caso da doença “mormo” no Rio Grande do Sul, a qual é considerada infecciosa e grave, de fácil disseminação, podendo causar elevada taxa de mortalidade em equinos. Em âmbito nacional ainda estão sendo estudados diversos casos da doença, inclusive a suspeita de contaminação em seres humanos.

Lembrando que é grande a chance de contaminação e propagação da doença quando ocorre aglomeração ou concentração de animais, e que, além da necessidade de emissão do Guia De Transporte Animal (GTA) há a necessidade de realização de exames que comprovem que os animais destinados e participando de eventos, exposição, ou desfiles públicos de qualquer natureza estejam livres da doença mormo, anemia infecciosa, e ainda estarem sempre acompanhados dos exames negativos de influenza ou estejam vacinados.

Para tanto as secretarias municipais resolveram cancelar a participação de animais da raça/espécie equina (cavalos e éguas) no Desfile Cívico, que se realizará no dia 13 setembro, no município. A medida foi tomada em decorrência a determinação de outros municípios nos Desfiles Cívicos, tendo em vista o resguardo do interesse da coletividade e ao risco de que algum animal contaminado com a doença possa contaminar os demais e ocasionar riscos à sanidade animal, prejuízos econômicos e sérios riscos à saúde pública.