09 . 09 . 2022

OFICINA SOBRE PLANTAS MEDICINAIS

Na última quinta-feira (01/09), no turno da tarde, a Emater/Ascar de Chapada e Almirante Tamandaré do Sul em parceria com a Secretaria Municipal de Saúde de Almirante Tamandaré do Sul e a Pastoral da Saúde, realizaram a oficina sobre plantas medicinais.

O evento aconteceu na Escola Municipal de Ensino Fundamental Raimundo Nedel em Rincão do Segredo, contando com a presença do Prefeito Municipal Adir Gicomini, representantes da Emater/Ascar, Secretária de Educação Beatriz Ecker, Secretária da Saúde Franciele Dessoy, Professores e funcionários da Escola Raimundo Nedel, e 55 pessoas da comunidade em geral.

A oficina aconteceu de forma interativa durante toda a tarde e oportunizou aos participantes conhecer e identificar as espécies de plantas, bem como sobre a forma de cultivo e resgate do uso caseiro das plantas medicinais no dia a dia, tão utilizados por nossos antepassados e esquecidos por nós.

Na oportunidade também foi apresentado Horto de Plantas Medicinais reformulado, com aproximadamente 40 espécies, situado no Viveiro Municipal. O horto didático dá suporte ao trabalho da pastoral, organização esta que trabalha os cuidados com nossa saúde utilizando plantas medicinais para o nosso benefício e também conhecer o lavandário (unidade de observação do cultivo de lavandas).

Para quem quiser conhecer mais o trabalho desenvolvido, e também conhecer as plantas medicinais, o Horto está aberto para visitações conforme agendamento prévio, que deverá ser realizado através de contato com a Teresinha Ana Berwian Fusiger (54)99692-1954.

Autor: Graziela Moss