25 . 05 . 2017

Conferência Municipal de Assistência Social

Aconteceu no dia 23 de maio de 2017, a VIII Conferência Municipal de Assistência Social, tendo como local a Câmara de Vereadores do município. De início o Prefeito Municipal deu as boas vindas a todos e logo em seguida o Presidente do Conselho Municipal de Assistência Social Luiz Henrique Meira da Silva, realizou a abertura oficial da mesma.

A painelista Luciane Kraemmer explanou sobre o tema: Garantia de Direitos no Fortalecimento do SUAS (Sistema Único de Assistência Social).

Destacando que as conferências são importantes instrumentos de participação e controle social, juntamente com os Conselhos de Assistencia Social. Elas acontecem a cada dois anos, nos âmbitos Municipal, Estadual e Nacional. Em cada edição do evento um tema diferente é debatido, definido previamente pelo CNAS.

Neste ano, a conferência abordou o tema “Garantia de Direitos no Fortalecimento do Sistema Único de Assistência Social”, este dividido em quatro eixos: A proteção social não-contributiva e o princípio da equidade  como paradigma para a gestão dos direitos socioassistenciais; Gestão democrática e controle social: o lugar da sociedade civil no SUAS; Acesso às seguranças socioassistenciais  e a articulação entre serviços, benefícios e transferência de renda como garantias de direitos socioassistenciais; A legislação como instrumento para uma gestão de compromissos e corresponsabilidades dos entes federativos para a garantia dos direitos socioassistenciais.

Na ocasião foram escolhidos os delegados que participarão da XII Conferência Estadual de Assistência Social: Vania Vanderleia Martins Peres e Terezinha Ana Bervian Fusiger.