09 . 07 . 2021

PROJETO CULURAL FAZ HOMENAGEM AO GAITAÇO DE ALMIRANTE TAMANDARÉ DO SUL

Buscando sempre proporcionar entretenimento o município de Almirante Tamandare do Sul através da Secretaria Municipal de Educação, Cultura, Lazer e Turismo, em parceria com o Ministério do Turismo foi realizado na última quinta-feira. 01 de julho de 2021, o projeto “Mais Arte” financiado pela Lei de Incentivo à Cultura e realizado pela D.Marin Planejamento Cultural.

O evento aconteceu de forma presencial na cidade de Almirante Tamandaré do Sul, com objetivo de homenagear o Gaitaço, tradicional encontro de gaiteiros e tradicionalistas que acontece de dois em dois anos junto às festividades de aniversário do município.

Com a participação do músico instrumentista Luciano Maia, o evento teve por objetivo dar continuidade à tradição familiar da Terra do Gaitaço que tornou a gaita o símbolo da cidade.

Durante o evento houve a apresentação de grupos de gaiteiros convidados de municípios de Chapada, Carazinho e também os gaiteiros do CTG Lageano da Coxilhas, que juntamente com patronagem estiveram prestigiando o evento.

O evento era aberto à comunidade, e contou com intérprete de libras e acessibilidade física, cerca de 300 pessoas estiveram presentes onde foram disponibilizadas, de forma gratuita, senhas e todas as medidas de segurança foram tomadas, cadeiras foram  dispostas a cada 2 metros para demarcação de lugar bem como  a obrigatoriedade do uso de máscara cobrindo boca e nariz e a higienização das mãos com álcool em gel e a aferição de temperatura.

Conforme a Secretária de Educação, Cultura, Lazer e Turismo, Sandra Terezinha Sebben, “é um evento muito importante para nosso município esse momento cultural e artístico em que valorizamos o tradicionalismo e a história dos Gaitaços, desde o primeiro até os atuais. Nosso agradecimento aos Patrocinadores: Basso Pancotte, Eletrocar, Produza, Vivo, Roos e Deale.”

Na oportunidade, o Prefeito Adir Giacomini, comentou que incluir a cidade nesse projeto é de suma importância, para valorizar a cultura local e incentivar cada vez mais os munícipes a se envolver, eis que a cultura é essencial para transformar as pessoas.

Autor: Graziela Moss