23 . 02 . 2023

PROJETO LAVANDA

Dando seguimento ao projeto Lavanda da EMATER ASCAR/RS que está sendo realizado no viveiro Municipal da Escola Raimundo Nedel de Rincão do Segredo, foi entregue 10 litros de hidrolato de lavanda para cada escola Municipal para ser utilizado na limpeza das escolas EMEF Bento Gonçalves, EMEI Cantinho da Criança e EMEF Raimundo Nedel, tendo sido entregues no total de 30 litros de hidrolato. Também foi distribuído no CRAS e nos Postos de saúde de Linha Vitória e Rincão do Segredo, 5 unidades cada unidade e na UBS da Sede no total foram entregues 10 litros.

O Hidrolato é um subproduto da destilação de lavanda, onde foi extraído o óleo essencial.

O óleo foi encaminhado para a UNISC (Universidade de Santa Cruz do Sul), para análise de sua composição. O hidrolato de lavanda possuí propriedade antissépticas e bactericidas. Tem aplicação e uso na indústria de cosméticos, perfumaria, aromaterapia e fitoterapia.

Autor: Luana Erlo