18 . 04 . 2013

Curso de pratos a base de peixe é realizado em Almirante Tamandaré do Sul

Na segunda-feira, dia 15, foi realizado um curso de pratos a base de peixe, em parceria entre a Emater/Ascar e Secretaria de Agricultura, Indústria e Comércio de Almirante Tamandaré do Sul. Durante o dia, 20 participantes receberam noções sobre boas práticas de fabricação, informações nutricionais do peixe e prepararam receitas tendo a carne de peixe com ingrediente principal.

Na primeira parte do curso, os extensionistas explicaram sobre o processo de conservação do pescado, de limpeza do peixe e congelamento e descongelamento. Em seguida, as informações nutricionais da carne de peixe foram apresentadas, sendo o peixe uma fonte importante de Omega 3.

Na segunda parte do curso, as participantes aprenderam a fazer a polpa de peixe que serve de base para muitos pratos. Logo após as receitas passaram a ser preparadas. Para degustação durante o almoço dos participantes foram preparados os seguintes pratos: Peixe gratinado, peixe ao molho especial, filé de peixe à parmegiana e peixe ao molho de laranja. Na parte da tarde foram preparadas as receitas que fizeram parte do Jantar do Peixe, servido durante a noite. Para o jantar foram preparados grelhados (com molho de requeijão e queijo, molho branco com milho e ervilha e à Califórnia), peixe frito, torta fria, lasanha de peixe, peixe mestre cuca, peixe com batata ao forno, polenta ao molho de peixe, tabule e salpicão de peixe.

Antes de ser servido o jantar, foi realizada a entrega dos certificados aos participantes, com a presença do gerente regional da Emater/Ascar Milton Rosseto. O curso foi ministrado pelos extensionistas da Emater/Ascar de Almirante Tamandaré do Sul Terezinha Fusiger, de Novo Barreiro Larri Lui e Liziane Mattjie e de Chapada Odete Finck, com apoio do responsável pelo escritório da Emater/Ascar de Almirante Tamandaré do Sul Glênio Kissmann. O jantar foi servido para mais de 250 pessoas que puderam degustar as receitas preparadas pelos participantes do curso.