Notícias

18 . 08 . 2015

Equipe odontológica realiza mês de Campanha contra o Câncer Bucal

 

No mês de julho a equipe responsável pela saúde bucal dos munícipes de Almirante Tamandaré do Sul, formado pelos cirurgiões dentistas Silvia Ohse e Estevan Potrich e a auxiliar de saúde bucal Letícia Barcarol, realizaram a Campanha contra o Câncer Bucal, na Unidade Básica de Saúde do município.

Durante todo o mês apenas 70 pessoas realizaram o exame, que segundo a equipe, é um número pequeno comparado à população do município. Para a cirurgiã dentista, Silvia Ohse, a realização do exame pelo cirurgião dentista e do autoexame realizado pelo próprio paciente em casa é muito importante, pois diagnostica as lesões iniciais que podem ao longo do tempo malignizarem.   “O grande problema é quando as lesões são diagnosticadas em estágios muito avançados, pois o tratamento acaba debilitando muito o paciente e deixando este com sequelas como dificuldade para se alimentar e falar podendo muitas vezes levar a óbito. Sabe-se que 80% dos pacientes com diagnóstico precoce ficam curados, sem sequelas e 85% dos pacientes diagnosticados tardiamente vem a óbito”.

Além dos exames preventivos na unidade de saúde, foram entregues informativos sobre o câncer de boca para a comunidade pelos agentes de saúde e na Unidade de Saúde pela equipe odontológica.

A equipe alerta que o câncer de boca é uma denominação que inclui: câncer de lábio e câncer de cavidade oral: mucosa bucal, gengivas, palato duro (céu da boca), língua e assoalho da boca. “Em 2014 no Brasil foram 11.280 novos casos em homens e 4.010 em mulheres. Só no Rio Grande do Sul são 1000 novos casos por ano. Constituem fatores de risco: cigarro, álcool, má higiene bucal, uso de próteses dentárias mal ajustadas (feitas por profissionais não habilitados), idade superior a 40 anos, radiação solar (lábio inferior), dentes fraturados e mal posicionados que traumatizem a mucosa bucal, temperatura da água muito alta para o chimarrão e o fumo e álcool quando associados aumentam em 40% o risco”, explica.

Dicas rápidas para fazer o exame em casa

Em um ambiente iluminado, em frente ao espelho, remover as próteses se for o caso e fazer os seguintes procedimentos: Olhar os lábios, gengiva, bochecha, língua, assoalho da boca (debaixo da língua), palato (céu da boca) e pescoço.

O que procurar:

1. Mudanças na aparência dos lábios e da porção interna da boca;

2. Caroços Endurecidos;

3. Feridas;

4. Sangramentos;

5. Inchaços;

6. Áreas dormentes;

7. Dentes quebrados ou restos de raízes;

8. Úlceras (aftas) que não cicatrizam;

 

9. Áreas brancas, escurecidas e avermelhadas;