14 . 09 . 2018

“TERRA DO GAITAÇO REALIZA ABERTURA OFICIAL DA SEMANA FARROUPILHA”

Um dos momentos mais importantes do tradicionalismo gaúcho é o acendimento da chama crioula, que foi realizado no dia 14 de setembro (sexta-feira) em frente ao galpão farroupilha no centro da cidade.

A cerimônia marca oficialmente o início dos festejos farroupilhas que seguem até o dia 21 de setembro, o evento cívico é repetido todos os anos em nosso município.

No ato solene tivemos a participação do Prefeito Valdeci Gomes da Silva e Vice Prefeito Adir Giacomini, Presidente da Câmara Municipal Claudionor Reisdorfer, vereadores, secretários municipais, servidores públicos, escolas municipais e estadual, representantes do comércio local, Coordenadora da Invernada do CTG Loeci Gomes da Silva, e também o patrão do CTG Lageano das Coxilhas, Sérgio Gilmar Raber.

O patrão do CTG fez uma homenagem a Paixão Cortes;

Paixão Côrtes é um personagem decisivo da cultura gaúcha e do movimento tradicionalista no Rio Grande do Sul, do qual foi um dos formuladores, juntamente com Luiz Carlos Barbosa Lessa e Glauco Saraiva. Juntos, partiram para pesquisas de campo. Viajaram pelo interior, a fim de catalogar traços da cultura do Rio Grande. Em 1948, foi um dos fundadores e organizadores do CTG 35 e, em 1953, criou o pioneiro Conjunto Folclórico Tropeiros da Tradição.

Em sua homenagem cantamoshino ao Rio Grande, com acompanhamento na gaita de Michael Hélio Raber e vocal Daniel Ricardo Rocha.

A Semana Farroupilha é um momento especial de culto às tradições gaúchas, transcendendo o próprio Movimento Tradicionalista Gaúcho. A data e o fato ficaram registrados na história dos sul-rio-grandenses como o início da Revolução Farroupilha. Nesse movimento revolucionário, que teve duração de cerca de dez anos e mostrava como pano de fundo os ideais liberais, federalistas e republicanos, foi proclamada a República Rio-Grandense, instalando-se na cidade de Piratini a sua capital.

Um dos principais símbolos da Semana Farroupilha, é a chama crioula. É um dos símbolos das tradições gaúchas que possui diversos significados, onde o fogo remete o calor, paixão, hospitalidade e coragem.

Para nós gaúchos e gaúchas a Semana Farroupilha é um momento especial de culto às tradições gaúchas, transcendendo o próprio Movimento Tradicionalista Gaúcho.

Autor: Jacqueline Gehlen Três