Notícias

31 . 03 . 2015

Preocupados, agentes de endemias iniciam mutirão contra o Mosquito da Dengue

 

No mês de março foram montadas, junto a Unidade Básica de Saúde de Almirante Tamandaré do Sul, armadilhas pelo Programa Nacional de Controle da Dengue, na qual foi encontrado um foco do mosquito. A partir disso iniciou um processo de prevenção e medidas para que o mosquito não prolifere no município.

Segundo a responsável e enfermeira da Unidade Básica, Alessandra da Luz, as medidas já estão sendo tomadas decorrentes ao foco. “Estamos tomando todas as medidas para que o Aedes Aegypti, mosquito transmissor da dengue, seja instinto no município. Nossa preocupação não atinge somente a sede do município, mas todas as comunidades tamandareense”, diz. 

Ela ainda explica que os agentes de endemia do estado juntamente com o agente de endemias do município estão realizando uma coleta para pesquisa de mais focos num raio de 300m da Unidade de Saúde e serão realizadas campanhas de conscientização em todo o município para limpeza e coleta de material que acumulem água.

                “Devemos nos engajar numa campanha onde cada um deve se responsabilizar em retirar dos seus pátios e arredores todos os recipientes ou assemelhados que acumulem água parada, colocar areia em vasos de flores, tratar a água da piscina com cloro,fechar caixas d’água, tonéis ou latões, não guardar pneus velhos, limpar com escovação os bebedouros dos animais, guardar garrafas vazias com o gargalo pra baixo,manter desentupidos os ralos, calhas,toldos,canos e marquises”, aconselha a Enfermeira.