Notícias

24 . 04 . 2013

Aproveitamento integral de alimento é tema de curso em Almirante Tamandaré do Sul

 

Nos dias 17, 18 e 19 de abril aconteceu um curso de Aproveitamento integral de alimentos, em parceria entre o Cras (Centro de referência em Assistência Social), secretaria de Saúde, Habitação e Assistência Social e Senar/RS. O curso foi destinado a pessoas atendidas pelo Cras e conduzido pela nutricionista Graziele Loureiro Di Nápoli. Durante o curso foram trabalhadas receitas que priorizem a alimentação saudável, o aproveitamento de todo o alimento (talos, folhas e casca) de frutas e legumes, principalmente, e a produção de farinhas integrais e de complementação alimentar. O curso teve a participação de 11 pessoas.

Segundo a cartilha do Senar, usada como base do curso, o aproveitamento integral dos alimentos surge como alternativa de alimentação nutritiva, respeitando as potencialidades produtivas de cada região, a fim de evitar o desperdício de alimentos. A utilização de todas as partes do alimento (casca, talos, folhas e sementes) enriquece o valor nutritivo dos alimentos e sugere novas opções alimentares, em favor de uma alimentação equilibrada, variada e com baixo custo. As folhas e raízes são ricas em vitamina A, boa fonte de complexo B, sais minerais e fibras. Os talos são ricos em fibras, vitaminas e auxiliam no bom funcionamento dos intestinos. As cascas devem ser usadas preferencialmente depois do cozimento. As frutas são ricas em sais minerais e vitaminas, além de fibras.

Durante os três dias do curso as participantes tiveram informações sobre nutrição, higiene durante o preparo dos alimentos, conservação de alimentos, prepararam farelos, farinhas e a multimistura e receitas que primam pelo aproveitamento integral de alimentos.