12 . 04 . 2017

JANTAR DO PEIXE E ENTREGA DE CERTIFICADOS PARA AGROINDÚSTRIA MOVIMENTAM ALMIRANTE TAMANDARÉ DO SUL

A última sexta-feira (07/04) foi de intensa atividade no município de Almirante Tamandaré do Sul, com a realização da quinta edição do Jantar do Peixe e da entrega de certificados de inclusão no Programa Estadual de Agroindústria Familiar para duas agroindústrias do município. O evento foi realizado na comunidade Rincão do Segredo e reuniu cerca de 400 pessoas dos municípios de Pontão, Coqueiros do Sul, Novo Barreiro, Chapada e Carazinho além da comunidade de Almirante Tamandaré do Sul. A promoção foi da Emater/RS-Ascar, Prefeitura e comunidade de Rincão do Segredo.

O Jantar também serviu como encerramento do Curso de Pratos à Base de Peixes, realizado nos dias 06 e 07 pela Emater/RS-Ascar. O Curso, que contou com a participação de 15 pessoas, capacitou sobre o abate, a filetagem, as receitas servidas no jantar e outros pratos à base de peixe. Os instrutores foram o técnico agrícola da Emater/RS-Ascar de Novo Barreiro, Larri Lui e a extensionista social da Emater/RS-Ascar de Chapada, Odete Finck.

O evento contou com a participação do Prefeito Municipal Valdeci Gomes da Silva e 1ª Dama Greice Luft, Vice – Prefeito Adir Giacomini e sua esposa, Secretária Municipal de Saúde e de Educação Franciele Dessoy, Secretário Municipal de Agricultura Aristides Klein, Secretário Municipal de Obras Ismael Steilmann, Chefe de Gabinete Jacqueline Gehlen Três, Presidente da Comunidade Nossa Senhora de Fátima do Distrito de Rincão do Segredo Marcos Daniel Kraemmer, Agrônomo do Escritório Municipal da EMATER/ASCAR Glênio de Barros Kismmann, da extencionista Terezinha Fusinger e o assistente técnico regional da Ascar/Emater-RS, Vilmar Leitzke.

O evento, conforme os organizadores, busca incentivar a piscicultura para o consumo familiar, mostrar a versatilidade da carne de peixe, oportunizar uma diversificação de renda e oferecer qualidade nos produtos que vão a mesa da família, visto que a carne de peixe é rica em propriedades nutritivas, em especial em ômega 3.

Agroindústrias Familiares

Na solenidade de abertura do evento, foram entregues o Certificado de Inclusão no Programa Estadual de Agroindústria Familiar para duas agroindústrias do município, a Agroindústria Hortifleck, de Everson e Leandro Fleck e Agroindústria Doces e Salgados da Vera, de Vera Lucia dos Santos Silva.

A agroindústria Hortifleck forneceu para o jantar a cenoura e o repolho, além das hortaliças frescas. Já a agroindústria de Doces e Salgados Vera, bem como Delícias da Vovó, de Marleci Bicigo, aproveitaram a oportunidade, para comercializar, seus doces após o jantar.