Notícias

05 . 07 . 2019

Importância das Abelhas no Meio Ambiente é trabalhado na EMEF Bento Gonçalves

 

A EMEF Bento Gonçalves realizou na manhã da quarta-feira (03), uma palestra com a Extencionista da EMATER/ASCAR Terezinha Fusiger sobre: “A Importância das Abelhas no Meio Ambiente”. Além de Terezinha trabalhar com os alunos sobre a devida importância das abelhas, realizaram visitas em algumas residências do Distrito de Linha Vitória, a fim de observar o local em que as abelhas vivem, bem como tiveram a oportunidade de provar dois tipos de mel produzidos pelas abelhas:  Mel das flores de eucalipto e de primavera.         

As abelhas vivem em colmeias naturais ou artificiais e são essenciais para o planeta e o equilíbrio do ecossistema, elas polinizam plantações de legumes, grãos e frutas, o que é indispensável, já que através dela cerca de 80% das plantas se reproduzem.

Estes insetos afetam a vida humana diariamente sem que ninguém perceba. Dois terços, aproximadamente, de alimentos ingeridos são produzidos pela ajuda da polinização das abelhas. Sendo que a polinização é o transporte de pólen de uma flor para outra, de modo que através dela as flores são fecundadas, começando a desenvolver frutos e sementes. Feitas pela água, vento e por muitos animais, como borboletas e beija-flores. A abelha é o animal mais famoso pela capacidade de polinização por ser mais rápido, voando de ziguezague.

Esses pequenos insetos são pequenos no tamanho, mas de uma importância gigante para o planeta. Sem as abelhas, o mel acabaria e junto os produtos agrícolas.