14 . 04 . 2014

Terra do Gaitaço recebe aproximadamente 900 gaiteiros

Aproximadamente 8 mil pessoas passaram pelo evento nos três dias de programação

Pelas ruas de Almirante Tamandaré do Sul durante o dia 13 de abril foi evidente que a Terra do Gaitaço mais uma vez foi reconhecida como tal. Durante à manhã o guichê de inscrições já estava lotado de Gaiteiros querendo fazer a sua inscrição para o VIII Gaitaço, realizado pela Administração Pública Municipal e pela Associação dos Servidores Municipais.

Ainda na parte da manhã o prefeito municipal Ironi José Sebben e esposa, vice-prefeito Valdemar Jacomelli e esposa, soberanas e organizadores do evento receberam o Presidente da Assembleia Legislativa do Estado Gilmar Sossella e o deputado federal Vilson Covatti, ambos fizeram a doação das gaitas sorteadas entre os gaiteiros.

Às 14 h 30 min iniciou a solenidade de abertura do Gaitaço, além do público que prestigiou e os mais de 860 gaiteiros, que realizaram o VIII Gaitaço estiveram presentes autoridades, às quais foram convidadas a subir ao palco, como: Deputados Federais Vilson Covatti (PP), Dionilso Marcon (PT), Pedro Westphalen (PP), Deputados Estaduais Zilá Breitenbach (PSDB), Gilberto Capoani (PMDB), AltemirTortelli (PT), além de representantes parlamentares, imprensa, prefeitos e vereadores de toda a região Sul do Brasil.

Após os pronunciamentos e com a chegada de Renato Borghetti deu-se início o VIII Gaitaço com as apresentações das 10 músicas programadas. “Quando vi todos aqueles gaiteiros, de todos os Estados do Brasil, Mato Grosso, São Paulo, Paraná, Santa Catarina, entre outros, surpreendeu minhas expectativas, a pesar da chuva na sexta-feira, no domingo todos os gaiteiros estava apostos, agradeço de coração cada gaiteiro que estava a tocar no VIII Gaitaço”,salienta o coordenador do evento Serjão.

Na ocasião foram sorteadas às gaitadas doadas. A Gaita doada pelo presidente da Assembleia Legislativa Gilmar Sossela foi para Nereu Maica de Seberi-RS e a gaita doada pelo deputado federal Vilson Covatti foi para Mauri de Moura de São Martinho-RS, às gaitas foram entregues pelos próprios deputados. A gaita de boca doada pela Metalúrgica Perin foi para Domingos Batista de Couto de Ibiruba-RS.

Segundo Anderson Allebrand responsável pela estrutura do evento, as arquibancadas foram ocupadas com mais de 860 gaiteiros. No site da Prefeitura Municipal foram realizadas 1200 inscrições e passaram pelos guichês para retirada do certificado 668 gaiteiros. Sendo assim, aproximadamente 900 gaiteiros participaram do VIII Gaitaço.

Ainda no evento a família do ex-prefeito João Domingos Rodrigues da Silva e as autoridades fizeram novamente uma homenagem ao gaiteiro que realizou o primeiro Gaitaço. “Meu irmão João Domingos Rodrigues da Silva, onde quer que ele esteja está sorrindo, pois o Gaitaço é uma idealização dele e nós queremos homenageá-lo por isso”, salientou o irmão do ex-prefeito Adão Rodrigues da Silva.

O prefeito municipal Ironi José Sebben agradeceu a todos os presentes e sua equipe de trabalho, disse estar muito feliz pela dedicação tanto dessa equipe quanto dos parlamentares que investiram neste evento. “Teremos outros gaitaços, esse foi mais um para provarmos que Almirante Tamandaré do Sul é a Terra do Gaitaço, a Terra que nosso ex-prefeito, João Domingos Rodrigues da Silva, plantou a semente e hoje quem colhe somos nós. Que venha 2016 para mais um evento dessa proporção”, desejou o prefeito Ironi.