18 . 11 . 2022

AGRICULTORES CONCLUEM CURSO DE HOMEOPATIA

Na última quarta-feira (09/11) aconteceu na sede da Associação dos Servidores de Almirante Tamandaré do Sul a conclusão do curso de Homeopatia na Agricultura Familiar.

O curso iniciou em março e foi ministrado pela Emater/Ascar, vinculada à Secretaria Estadual da Agricultura, Pecuária e Desenvolvimento Rural (Seapdr), para mais de 30 famílias de produtores rurais dos municípios de Chapada e Almirante Tamandaré do Sul. A atividade foi organizada em parceria com as Prefeituras dos dois municípios e contou com apoio da Cresol.

O curso contemplou diferentes módulos de capacitação em homeopatia para as famílias de agricultores de ambos os municípios, por meio de um encontro mensal. Também foi realizado acompanhamento, orientação e assistência técnica na propriedade rural.

Durante a última aula os alunos fizeram apresentação de relatos dos resultados obtidos com o uso da homeopatia em suas propriedades, com ênfase para o gado de leite no controle de mamite, mastite e carrapato, cultivos como morangos, plantas e flores, além de uso pessoal para tratamento de saúde.

Para a agricultora e aluna do curso, Nadia Philippsen Malmann, foi uma experiência muito boa, muito agradável e satisfatória. Muito bom aprender com essa equipe maravilhosa da Emater. Vou levar para a vida e tomara que o curso não pare e que mais pessoas tenham a oportunidade que nós tivemos.

O Prefeito Municipal, Adir Giacomini, parabenizou todos os envolvidos no curso, e disse ser um orgulho ter essa parceria com a Emater, destacou.

Participaram do encerramento do curso o prefeito de Almirante Tamandaré do Sul, Adir Giacomini, a secretária municipal de Educação, Beatriz Ecker e o secretário municipal da Agricultura de Chapada, Telmo Pruciano. Da Emater/RS-Ascar, a gerente regional adjunta de Passo Fundo, Rozemeri Alves Galante, o assistente técnico regional de Frederico Westphalen, Valdir Sangaletti, o supervisor microrregional, Milton Rossetto, a assistente técnica regional, Doriana Miotto, além das extensionistas e instrutoras Teresinha Bervian e Odete Finck, também a assistente administrativa e vereadora de Almirante Tamandaré do Sul, Guiomar Heckler. Da Cresol, o diretor presidente e o vice-presidente Cresol Origens, Alessandro Furini e Rodrigo Zanetti, respectivamente, a gerente da agência de Chapada, Alexandra Pasquali, e a gerente da agência de Almirante Tamandaré do Sul, Aline Dalberto.

Autor: Graziela Moss