16 . 08 . 2013

Produtores assinam convênios com a Secretaria de Desenvolvimento Rural

Na tarde do dia 15 de agosto, dois produtores de Almirante Tamandaré do Sul assinaram os convênios com a Secretaria de Desenvolvimento Rural, Pesca e Cooperativismo para a construção de açudes para irrigação. Na mesma oportunidade o prefeito Ironi Sebben fez a entrega do protocolo de intenção do programa de infraestrutura para pequenas propriedades, que permite a construção de açudes em 10 propriedades do município. Em outro momento aconteceu o lançamento do projeto Leite Sustentável, a ser realizado pela Secretaria de Agricultura, Indústria, Comércio e Meio Ambiente de Almirante Tamandaré do Sul em parceria com a Emater/Ascar.

Na solenidade estiveram presentes o coordenador regional da Secretaria de Desenvolvimento Rural, Pesca e Cooperativismo Lauri de Carli, o coordenador da Secretaria de Desenvolvimento da macro região 9, Rene Cecconello, o gerente regional de Passo Fundo da Emater/Ascar Milton Rosseto, prefeito Ironi Sebben e o seu vice Valdemar Jacomelli, vereadores, representantes do escritório da Emater/Ascar de Almirante Tamandaré do Sul e da secretaria de Agricultura, além de produtores rurais do município.

Os produtores Ivanir Eckert e Osmar Albrecht assinaram os convênios e irão construir açudes para irrigação em suas propriedades. Segundo Rene Cecconello, esse é um dos projetos do governo do estado que visa desenvolver e valorizar a cadeia produtiva, melhorando a infraestrutura das propriedades.

Já o programa Leite Sustentável visa auxiliar três pequenas propriedades a produzirem leite de forma sustentável, contando com o apoio das equipes técnicas da Emater/Ascar e da secretaria de Agricultura e com a estrutura que a prefeitura dispõe. Os produtores serão assistidos durante três anos e o programa pretende auxiliar as famílias para que continuem em suas propriedades, evitando o êxodo rural. Nesta fase participam do projeto os produtores Valdir Jacomelli, Lourenço Dutra e Odair Ludwig.