Notícias

28 . 06 . 2021

Trabalho sobre Educação Fiscal na EMEF Raimundo Nedel

Durante as aulas presenciais e remotas as professoras Tairine (4º e 5º Anos), a professora Liziara (Pré I e Pré II) e a professora Denize Noetzold Ribeiro (2º Ano) trabalharam com suas turmas sobre Educação Fiscal, enfatizando nossa cidadania, sobre os tributos e sua importância para nossa sociedade e todos os cidadãos.

A professora Denize trabalhou com a turma do 2º Ano como ser um bom cidadão, respeitando os direitos e cumprindo os seus deveres,  começando por pequenas atividades junto com a família como: arrumar a cama, secar a louça, ajudar nos afazeres de casa fazendo a diferença na família e no mundo. “Em seguida partimos para ampliar nossa cidadania cuidando do Meio Ambiente plantando árvores e fazendo o descarte correto do lixo. Também trabalhamos refletindo como ser um bom  cidadão em relação ao dinheiro aos tributos.”

 A professora Liziara enfatizou o  trabalho sobre  o meio ambiente e a parte da reciclagem,  os alunos juntamente com os pais realizaram a confecção de um cofrinho onde este terá uma tabela de tarefas organizada pelas famílias onde ganharão uma “mesadinha” semanal ao cumprir as devidas tarefas. “ A ideia é fazer com que as crianças já tenham o compromisso de realizar suas tarefas e assim ter também a autonomia e cumprimento das suas obrigações”.

A professora Tairine com as turmas do 4º e 5º Anos, iniciou o trabalho dando ênfase aos impostos e tributos, para isso os alunos realizaram leituras e assistiram vídeos para descobrir para onde vai o dinheiro que contribuímos através do pagamento dos impostos e tributos.

Também foi feita a análise das Notas Fiscais para identificar quantos reais das nossas compras é tributos que vai para o governo e quanto fica para o comércio. Foi feita uma pesquisa para sabermos onde o governo investe o dinheiro dos impostos.

Após foi criado o imposto saudável, no qual cada aluno plantou uma muda de verdura, legume ou flor e está observando e cuidando da mesma.

 Para posteriormente colher e ter o retorno do seu “imposto”, assim como no nosso dia-a-dia.

As professoras darão continuidade ao assunto durante todo o ano letivo, pois trabalhar sobre Educação Fiscal é um ato de cidadania que devemos exercer desde criança.