Notícias

08 . 10 . 2021

O TRABALHO COM POEMA NA EDUCAÇÃO INFANTIL

             A turma do Jardim do turno da manhã da Escola Municipal de Educação Infantil Cantinho da Criança - EMEI, orientados pela professora Cristiane Pereira realizaram uma atividade a partir da poesia “A casa e seu dono” de Elias José. Esta atividade teve como finalidade de contribuir para que as crianças resignifiquem o lugar onde moram, o desenvolvimento do sentimento de pertencer a determinado grupo social, construindo assim sua identidade, reconhecendo a si como membro de uma família, que habita determinado espaço (moradia). Dentre muitas histórias, busquei a poesia “A casa e seu dono” de Elias José que oportuniza um amplo espaço de significações entre a realidade e a imaginação. A atividade proposta às famílias foi de primeiramente, desenharem sua casa (fazer a planta da casa) e escrever quem mora na mesma. Posteriormente construir uma maquete da casa onde moram utilizando materiais diversos. 

A participação dos pais na execução da atividade e na construção das casas para a maquete foi ótima. As casas foram feitas muito parecidas com as casas das crianças, que ficaram muito empolgadas ao ver a maquete montada junto com a casa que cada um trouxe e exposta junto a Prefeitura Municipal.

Segundo a professora da turma, ouvir as crianças relatarem sobre como é sua casa, as pessoas que convivem com elas auxilia na construção de sua identidade, conhecer-se constituindo uma imagem positiva de si para dialogar sobre o meio onde vivem e com quem vivem, assim despertaremos o interesse, o envolvimento e a participação delas nas atividades propostas.

Autor: Graziela Moss