31 . 03 . 2023

CADEIA PRODUTIVA REGIONAL DE PLANTAS MEDICINAIS

Ocorreu na sala de reuniões da Prefeitura no dia 24 de março, a reunião com os representantes do Cesurg, da Emater Ascar/RS da região, da Prefeitura de Chapada, Jurídico Maiquel Adam, e Secretária Beatriz Ecker.

Na conversa, foi comentado um pouco sobre a parceria do Cesurg com a EMATER ASCAR/RS de Almirante Tamandaré do Sul, onde está sendo montado uma horta medicinal no Campus Sarandi. Todos presentes demonstraram apoio e interesse em desenvolver o projeto dos óleos Essenciais.

Então no decorrer do ano de 2022, foi buscado capacitação em óleos essenciais, sendo que também foi implantado um lavandário na EMEF Raimundo Nedel, sendo que a horta medicinal já existia na mema. Na colheita se obteve 1.300 kg de lavanda em setembro de 2022, destes foram extraídos os 600 L de hidrolato e 4 L de óleo essencial.

Segundo os presentes na reunião, vai requerer muito trabalho e comprometimento de todos. Também foi comentado que seria interessante fabricar óleos essenciais de outras plantas, essa é uma grande probabilidade, e também um grande desafio para todos.

Autor: Luana Erlo