02 . 06 . 2015

Educação Ambiental é tema da Semana do Meio Ambiente no município

Em comemoração ao Dia Mundial do Meio Ambiente, 05 de junho,  serão realizadas durante uma semana atividades, através do Departamento do Meio Ambiente da Prefeitura Municipal de Almirante Tamandaré do Sul, de conscientização sobre o lixo e demais questões ambientais.

Já na sexta-feira (29) o Departamento recebeu a empresa Lixos Eletrônicos Santo Expedito de Lajeado-RS, representada por Vilmar Pereira Duarte, que esteve visitando o deposito do Departamento para avaliar a quantidade e qualidade do material. A empresa encaminhará o lixo eletrônico arrecadado no município ao seu destino correto.

Segundo fiscal ambiental, Loeci Gomes da Silva, ao olhar para um computador, um celular e outros equipamentos externamente as pessoas não tem noção da diversidade de materiais que eles contêm, inclusive vários materiais nobres, como ouro e platina. “Esses materiais acabam indo para o lixo, podendo contaminar a água do subsolo, o próprio solo e a atmosfera. Aproximadamente 94% dos materiais contidos nos aparelhos eletroeletrônicos podem ser reciclados”, explica.

No dia 26 de maio foi realizada a palestra “Educação Ambiental”, que abordou o assunto do lixo como prioridade na Escola Municipal de Ensino Fundamental Bento Gonçalves de Linha Vitória. Na oportunidade esteve presente à bióloga, Cristiane Hüning.

Ainda em parceria com a Administração Pública, a Secretaria de Educação, Cultura e Lazer e o escritório da Emater/Ascar será realizado visitas com os alunos do 1° ao 5° ano da Rede Municipal e também da Escola Estadual Ensino Médio Almirante Tamandaré em três propriedades rurais do município.

A fiscal ambiental Loeci ainda alerta a comunidade sobre as substâncias tóxicas que existes nos computadores e celulares, ou seja, do lixo eletrônico. “Os resíduos como Chumbo, Cádmio, Níquel, Mercúrio e Zinco, podem afetar o cérebro, o sistema nervoso, o sangue, os rins e o sistema digestivo, podem ainda, ser agentes cancerígenos e causar irritações em diversas partes do corpo”, alerta Loeci.