13 . 08 . 2015

Família & Escola: Entrelaçando ideias e atividades

Os pais também fazem parte do projeto que está sendo realizado na Escola Municipal Ensino Fundamental Bento Gonçalves do distrito de Linha Vitória – Almirante Tamandaré do Sul, como educadores e interacionistas da aprendizagem de seus filhos. Para tanto, os pais foram desafiados durante as férias do mês de julho juntamente com seus filhos a realizarem alguma atividade de forma criativa que retratasse sobre o tema “Como promover a paz na família”, onde também foi confeccionado um livrinho, realizada uma brincadeira, um relato, cartazes, etc.

As atividades foram apresentadas pelos alunos na primeira semana de retorno às aulas. Alguns alunos fizeram textos juntamente com seus pais e irmãos, outros fizeram cartazes com figuras, frases, pensamentos e versos e outros confeccionaram jogos e livrinhos.

Para a diretora Elisandra de Oliveira, é muito importante que as famílias participem da vida escolar de seus filhos. “Foram trabalhos, caprichados, bem apresentados onde foi retratado sobre o valor da família e os valores que a mesma deve ensinar e conservar, bem como a questão de limites, da espiritualidade, da fé”, disse.

Confira uma frese e um texto dos alunos:

Uma família feliz

Cada família tem um jeito de ser...

E na minha o jeito começa lá paz até chegar no amor.

(Juliana Dutra)

Como promover a paz na família

Posso ter paz na família fazendo o bem para todos, ajudando uns aos outros sendo legal e amigo com meus pais, fazendo as coisas para eles, sendo educado com seus avós, avôs, tios, tias, mãe e pai. Dando apoio nas horas difíceis e nas horas boas. Eu vou trazer paz a minha família assim:

A família é igual uma rosa.

As primeiras pétalas são as avós

Depois nossos pais

Ai nós, mas nós todos juntos

Somos uma flor forte e linda, mas separadas somos pétalas.

(Cauã Almeida dos Santos)