23 . 09 . 2015

Almirante Tamandaré do Sul adere Mobilização das Prefeituras no dia 25

Em virtude da atual conjuntura do Pacto Federativo, as prefeituras gaúchas protestam no próximo dia 25 de setembro. O Movimento do Bolo, alusão à pequena fatia dos municípios na divisão do bolo tributário, deverá chamar a atenção da sociedade sobre a grave crise financeira enfrentada pelas prefeituras. Apenas 18% do montante dos recursos arrecadados com impostos retornam aos municípios, local onde moram as pessoas, os problemas aparecem e precisam ser resolvidos. A União fica com a maior fatia, 57%, enquanto os Estados recebem 25% do bolo.

O movimento da Famurs, com apoio da AMAJA, não é contra os governos federal e estadual, mas em favor dos municípios. A mobilização defende o novo Pacto Federativo, necessário para promover a distribuição justa do bolo tributário.

Para protestar, as prefeituras deverão paralisar o atendimento, decretando ponto facultativo parcial ou integral, mantendo apenas os serviços essenciais. A mobilização deverá seguir a orientação regional, priorizando o transporte de servidores até os pontos de bloqueio de rodovias, federais ou estaduais. A passagem de ambulâncias e carros da área da saúde deverá ser permitida.

Diante a isso, o prefeito municipal, Valdeci Gomes da Silva, decretou Ponto Facultativo no dia 25 de setembro, a partir das 13 horas, nas repartições públicas municipais, para participarem da Mobilização Estadual das Prefeituras, que ocorrerá junto ao Centro Administração. As escolas municipais manterão o respectivo dia letivo e o plantão da Unidade Básica de Saúde estará funcionando normalmente.

Informações: FAMURS