01 . 04 . 2022

ALISTAMENTO MILITAR 2022

O alistamento militar é um ato obrigatório a todo jovem brasileiro do sexo masculino. Se você completa 18 anos em 2022, deverá se apresentar para o Alistamento Militar.

O alistamento poderá ser da forma online através do site www.alistamento.eb.mil.brou então pessoalmente na Junta Militar, localizada na Prefeitura Municipal de Almirante Tamandaré do Sul, até dia 30 de junho portando os seguintes documentos:

•   Certidão de nascimento ou casamento
  •   Carteira de identidade
  •   Certificado de naturalização ou termo de opção
  •   Certificado de alistamento militar, caso já tenha se alistado fora do país, ou na marinha, por exemplo.
  •   Uma foto 3×4 recente, colorida ou não (fundo branco ou azul).
  •   Comprovante de residência.

A seleção é feita onde alguns jovens já são automaticamente liberados e outros são selecionados para uma segunda fase.  Nessa segunda fase, os selecionados são submetidos à uma série de avaliações psicológicas, avaliações medicas e físicas para verificar se estão aptos.

Além da multa, quem não se alista no prazo estará em débito com o Serviço Militar e não poderá:

• Prestar exame ou matricular-se em qualquer estabelecimento de ensino;

• Fazer passaporte ou prorrogar sua validade;

• Ingressar como funcionário, empregado ou associado em instituição, empresa ou associação oficial, oficializada ou subvencionada;

• Assinar contrato com o Governo Federal, Estadual, dos Territórios ou Municípios;

• Obter carteira profissional, registro de diploma de profissões liberais, matrícula ou inscrição para o exercício de qualquer função e licença de indústria e profissão;

• Inscrever-se em concurso para provimento de cargo público;

• Exercer, a qualquer título, sem distinção de categoria ou forma de pagamento, qualquer função pública ou cargo público, eletivos ou de nomeação; e

• Receber qualquer prêmio ou favor do Governo Federal, Estadual, dos Territórios ou Municípios.

Ou seja, se ganhar na loteria, o jovem que não se alistou não consegue retirar o prêmio.

Autor: Graziela Moss