17 . 09 . 2021

EDUCAÇÃO FISCAL REALIZA REUNIAO SEMESTRAL

Na ultima  sexta-feira (10), reuniram-se na Secretaria de Educação os diretores e vice- diretores das escolas municipais, representantes do conselho tutelar, membros do conselho escolar, professores e o Prefeito Municipal para fazer uma avaliação das ações do programa Educação Fiscal e Nota Fiscal Gaúcha, que fazem parte do PIT e que foram realizadas no primeiro semestre. Bem como foram apresentadas as ações que estão sendo oferecidas pelo grupo Estadual de Educação Fiscal do RS (GEFE –RS), sendo que esse está organizando um seminário nacional em parceria com o programa Nacional de Educação Fiscal PNEF e GTEE do Conselho Nacional de Política Fazendária CONFAZ.

Na oportunidade restou apresentado o II Concurso de Educação Fiscal: consumo consciente e desenvolvimento regional, que está  com as inscrições abertas até o dia 30 de setembro, que consiste na inscrição de trabalho dos estudantes, sobre a função social do Estado e suas fontes de arrecadação, representada pela presença do Estado no fornecimento de bens e serviços públicos a população, bem como do fomento da economia local/regional para garanti-los. Tendo como objetivo estimular o debate em sala de aula sobre o tema da cidadania fiscal, através da compreensão dos conceitos básicos da Educação Fiscal  e da importância do consumo consciente para o desenvolvimento regional. Além das ações apresentadas foi salientado a importância da realização das demais ações como o projeto a ser desenvolvido em sala de aula, divulgação dos programas, ações e  cursos online.

Com isso a partir do segundo semestre as Escolas Bento Gonçalves e Raimundo Nedel vão ficar responsáveis por desenvolver as atividades dentro do projeto de Educação Fiscal.  Além disso, será dado continuidade na divulgação dos ganhadores do programa nota fiscal gaúcha  para que através disso venha a estimular mais pessoas a aderir ao programa e comprar com o CPF na nota, podendo assim ajudar as entidades cadastradas.

Autor: Graziela Moss