Notícias

07 . 05 . 2013

Prevenção ao uso de drogas é tema de palestra

 

Na tarde do dia 06, os alunos do 6º ao 9º ano da escola municipal Raimundo Nedel, de Almirante Tamandaré do Sul, receberam a enfermeira do Programa Saúde da Família, Rosangela Rosa para uma conversa sobre prevenção ao uso de drogas. Com o tema “Construindo redes de proteção para as crianças e adolescentes”, a enfermeira apresentou informações sobre os tipos de drogas e os efeitos que cada uma tem no organismo do usuário.

Os alunos conheceram as drogas depressoras (como álcool e cigarro), estimulantes (como anfetaminas e cocaína), perturbadoras (como maconha, LSD) e de efeito misto (ecstasy) e a forma como os usuários as usam. Em seguida a enfermeira mostrou os efeitos que as drogas fazem no organismo, os perigos de uso compartilhado de seringas, dependência e expectativa de vida dos usuários. Outro ponto abordado foi o uso do cigarro e do álcool, que também são consideradas drogas e causam dependência e tem efeito de “porta” para outros tipos de drogas.

            A enfermeira destacou a importância da estrutura familiar na prevenção e no processo de internação e recuperação. “Geralmente os usuários de drogas vem de famílias desestruturadas e um paciente sozinho não consegue buscar ajuda e deixar o vício. Não adianta passar um período internado e voltar para a mesma situação familiar, é preciso que a família acompanhe e receba atendimento de profissionais também. É preciso tratar toda a família”, explica Rosângela.

            No final da atividade a enfermeira respondeu perguntas dos alunos sobre os efeitos das drogas, uso de álcool e cigarro por gestantes, síndrome da abstinência e tratamento de dependentes.