Notícias

07 . 06 . 2013

Campanha de vacinação

No dia 08 de junho é o dia da Campanha de Vacinação contra a Poliomielite. Devem ser vacinadas as crianças seis meses a 05 anos.  A vacinação acontece nos postos de saúde de Rincão do Segredo, Linha Vitória, Vila Seca e sede do município.

            Outra campanha de vacinação em andamento é da vacina contra hepatite B. Podem ser vacinadas pessoas entre 0 e 49 anos que não tenham feito nenhuma dose da vacina e pessoas que fazem parte do grupo de risco da doença (coletores de lixo, lesbicas, gays, bissexuais, manicures, pidicuros, profissional do sexo, conforme parecer técnico nº04/2010 CGPNI e DST). A vacina é feita em três doses e pode ser realizada no posto de saúde da sede, de segunda a sexta-feira. A vacinação é a medida de controle e prevenção mais segura e eficaz e de maior impacto contra a hepatite B e, consequentemente, pela hepatite D (Delta).

Outras duas vacinas também são oferecidas nos posto de saúde da sede do município diariamente: contra o tétano e a febre amarela. A vacina do tétano é uma vacina rotineira, realizada em 03 doses a primeira vez e um reforço a cada 10 anos. Segundo a técnica em enfermagem Eli Pascoal, a vacina do tétano precisa de aproximadamente 15 dias para imunizar o paciente. “As pessoas só lembram de se vacinar contra o tétano quando se cortam, mas a vacina tem um período para a imunização. Por isso é preciso realizar a vacina rotineira de 10 em 10 anos” explica Eli. A vacina contra a febre amarela é realizada a partir dos 09 meses de idade e precisa ser reforçada a cada 10 anos.

Para realizar a vacinação é preciso estar portando a carteira de vacinação para o registro das vacinas.