Notícias

27 . 05 . 2014

CRAS orienta adolescentes sobre as DSTs

No dia 19 de maio no Centro de Referência de Assistência Social (CRAS) de Almirante Tamandaré do Sul realizou a palestra sobre doenças sexualmente transmissíveis (DST) com a Enfermeira do Estratégia Saúde da Família (ESF), Rosangela Teixeira da Rosa. A palestra foi direcionada ao Grupo de Adolescentes de 12 a 15 anos que fazem parte do Serviço de Convivência e Fortalecimento de Vínculos (SCFV), coordenado pela Assistente Social, Silvia de Souza.


Segundo a Enfermeira Rosangela, a adolescência é um período marcado de vulnerabilidades, essa fase se da pelos conflitos no âmbito social, psicológico, físico, entre outros. “A descoberta do prazer sexual muitas vezes ocorre nessa época quando há a necessidade de ações de educação em saúde para orientar nossos jovens sobre os riscos de contaminação pelas doenças sexualmente transmissíveis (DST)”, salientou a enfermeira.


Segundo ela ainda a estratégia para o controle da transmissão das DST e do HIV é a prevenção pelos meios que permitam atividades educativas que enfoquem os riscos inerentes a uma relação sexual desprotegida, a mudança no comportamento e a adoção do preservativo. “Um fato relevante na adolescência, em nossa sociedade, é o início prematuro da vida sexual, contribuindo para o aumento da suscetibilidade de infecção pelas DST como também uma gravidez indesejada, fato ainda mais preocupante”, diz Rosangela.

 

 A Assistente Social Silva de Souza salienta da importância da informação chegar até os adolescentes, os seja, palestras, diálogos, folder, etc... “É importante explicar aos adolescentes, e aos que possuem vida sexual ativa ou não, a necessidade do uso de preservativo nas relações sexuais. Uma das formas de comunicação que deve ser trabalhada é o diálogo, para que se possam vencer os tabus que estão relacionados  ao sexo e diminuir o número de jovens em estado de vulnerabilidade diante das DST/AIDS”, conclui Silvia.