Notícias

13 . 05 . 2016

Equipe de Saúde Bucal dá continuidade no Projeto Sorrindo Para O Futuro

 

Em 2016, cerca de 150 alunos participam do Projeto, um número que cresceu desde o ano passado, segundo dados da equipe

A Secretaria de Saúde de Almirante Tamandaré do Sul em parceria com a Secretaria de Educação e o SESC de Carazinho, através da equipe de saúde bucal da Unidade Básica de Saúde, desenvolvem o Projeto Sorrindo Para o Futuro, junto às escolas municipais. As atividades são desenvolvidas semanalmente, nas quartas-feiras no turno da tarde, contando com explicações e brincadeiras didáticas e com a escovação.

Segundo a auxiliar de saúde bucal, Letícia Barcarol, o objetivo do Projeto é que a criança adquira desde cedo o hábito da escovação, e que isso se torne rotina no dia –a – dia. Letícia salienta que o Projeto e mais amplo, ou seja, além da saúde bucal ele trabalha com hábitos saudáveis na alimentação, com o apoio da nutricionista da Unidade Básica de Saúde, e com atividades físicas. “As crianças são pesadas e medidas, com isso podemos acompanhar o crescimento e desenvolvimento dos alunos da rede de ensino e também das demais crianças do município no atendimento junto a UBS. Para melhor desenvolver o Projeto o SESC proporciona material didático, kits com escovas de dente e demais materiais para o desenvolvimento das atividades”, explica.

Em 2016, cerca de 150 alunos participam do Projeto, um número que cresceu desde o ano passado. A equipe é formada pela cirurgiã dentista, Silvia Ohse e pela auxiliar de saúde bucal, Letícia Barcarol, que contam com o apoio da nutricionista, Ciliana de Oliveira, e demais professores que participam e auxiliam os alunos na escovação.

 Segundo a dentista Silvia, é importante que quando os pais receberem os bilhetes indicando a necessidade de atendimento, procurem a Unidade Básica De Saúde para agendamento de horário e também que estimulem e ajudem seus filhos na escovação em casa. “Salientamos a importância da escovação diária na escola, e principalmente o auxilio e incentivo dos pais em casa, para que esta atividade se torne rotina desde cedo na vida das crianças”, concluí.

 

Lembrando que nas quartas-feiras a equipe não atende junto a Unidade Básica de Saúde decorrente ao Projeto nas escolas.