Notícias

20 . 03 . 2019

EMEI Cantinho da Criança incentiva hábitos de alimentação saudável desenvolvendo um trabalho com parcerias das famílias, nutricionista e comunidade escolar.

 

Neste ano a escola propôs uma idéia inovadora e saudável para o lanche coletivo. Como de costume da EMEI está introduzido nas atividades escolares o dia do lanche coletivo onde os pais enviam à escola um lanche produzido pela sua família. Este lanche é compartilhado com todos os alunos da escola. Até ano passado as famílias poderiam enviar bolos, pães, pipoca entre outros lanches respeitando a regra de não trazer alimentos como frituras, refrigerantes, chocolates, doces, salgadinhos, waffer, enfim, produtos industrializados. Após reunião inicial do ano letivo 2019 a instituição lançou a idéia aos pais de substituir esse tipo de lanche por frutas, a qual foi muito bem aceita e está sendo um sucesso. Agradecemos as famílias que tem nos enviado grande variedades e diversidade de frutas, sendo possível proporcionar que nossas crianças possam provar diferentes gostos de frutas e a alegria deles de dizer: “eu que trouxe, como relatou o aluno Rafael Haubert: “Estou feliz porque trouxe uma melancia que eu ajudei meu vô colher para repartir com os colegas da minha escola”.

Essa ideia surgiu a partir da necessidade de incentivar o aumento do consumo de alimentos saudáveis, motivando as crianças a experimentar frutas que não conheciam, pois acabam vendo um colega comer determinada fruta que muitas vezes em casa nunca quis provar.

Em conversa com alguns pais, os mesmos nos disseram que amaram a idéia, pois fica mais fácil comprar a fruta do que fazer um bolo, assim temos mais tempo para ficar com os filhos; outro relato uma mãe vê como um incentivo as crianças a comer frutas  devido à variedade ofertada e sua filha chegou em casa empolgada dizendo: “mãe comi kiwi hoje na escola e é muito bom!”

Como ressalta a nutricionista Jéssica Carlot: “A busca constante pelo incentivo a alimentação saudável e colorida, foram um dos objetivos da merenda compartilhada ser frutas. Buscando uma maior variedade para que os alunos possam sempre provar novos sabores. A ideia foi muito bem aceita tanto pelos pais quanto pelos alunos que adoraram provar novos sabores! Como nutricionista da escola, recomendo sempre uma maior variedade e qualidade na alimentação escolar”.

“Como professores, educadores estamos constantemente refletindo sobre como influenciamos na vida, tomada de decisões e hábitos dos nossos alunos. Neste sentido, pensamos em como ajuda-los a criar bons hábitos de alimentação, assim agregar um valor nutricional mais saudável ao lanche coletivo da escola.” Salienta a diretora Ana Maria Meireles Carvalho.

Obrigada a todas as famílias que acreditam na escola e apoiaram nossa idéia, pois FAMÍLIA E ESCOLA É UMA PARCERIA DE SUCESSO!