19 . 03 . 2021

PROTEÇAO DE FONTES E NASCENTES

A Secretaria Municipal da Agricultura em parceria com a Emater/Ascar – RS esteve realizando proteções de fontes e nascentes já existentes nas propriedade rurais visando a recuperação e preservação das mesmas que são utilizadas pelas famílias para atividades produtivas e necessidades básicas visando melhoria da qualidade da água utilizada.

Conforme a Resolução n° 314/2016 o Conselho Estadual de Meio Ambiente permite a intervenção ou supressão de vegetação nativa em atividades eventuais ou de baixo impacto, realizada nas recuperações das fontes superficiais.

A água é da fonte preservada, é cotada como recurso natural de riquíssimo valor econômico, estratégico, social, sendo utilizada em  todos os setores, atividade humana e atividade animal.

O objetivo principal deste projeto é promover o uso sustentável das nascentes, como a técnica correta de proteção, recuperação da mata ciliar, o que contribui para curto, meio e longo prazo na qualidade da água que é utilizada na propriedade, tanto no manejo animal quanto para quem utiliza para consumo humano.

Quem quiser recuperar as nascentes de sua propriedade, precisa ir até a Secretaria Municipal da Agricultura fazer sua inscrição e comparecer a Emater para fazer o Boletim Técnico, momento em que se especifica a recuperação através da elaboração do projeto que será encaminhado à secretaria do Meio Ambiente pleiteando o aval desta recuperação.

Autor: Graziela Moss