16 . 09 . 2022

CRAS E SAÚDE REALIZAM ATIVIDADES NO MÊS DE PREVENÇÃO AO SUICÍDIO

As secretarias Municipais de Saúde e de Assistência Social e Habitação, durante este mês, estão realizando a campanha Setembro Amarelo, de prevenção ao suicídio e valorização da Vida.

A campanha do Setembro Amarelo, chama atenção da população sobre a importância dos cuidados com a saúde mental, valor da vida e prevenção ao suicídio, está sendo tema de uma série de ações desenvolvidas pelos Centros de Referência da Assistência Social (CRAS) de Almirante Tamandaré do Sul. As ações estão acontecendo com os grupos do SCFV (Serviço de Convivência e Fortalecimento de Vínculos) e PAIF (Serviço de Proteção e Atendimento Integral à Família) em rodas de conversa, divulgação de vídeos e panfletos informativos.

Já o grupo de Saúde Mental, promovido pela Secretaria Municipal de Saúde, tem seus encontros semanais, e neste mês realizou rodas de conversa sobre a valorização da vida e confeccionou cartazes que foram colocados na Prefeitura Municipal, Unidades de Saúde, Assistência Social e nas escolas.

“É importante dar destaque ao tema para a prevenção ao suicídio e também para que as pessoas que estejam necessitando de ajuda saibam como e onde buscar esse apoio. Além disso, é necessário sabermos identificar quando alguém está precisando de ajuda para, assim, evitarmos que em decorrência da gravidade dos sintomas venha acontecer a tentativa de um suicídio”, afirmou a Psicóloga Silvana Fragoso.

Essas e outras atividades desenvolvidas na campanha têm o propósito de oferecer apoio e suporte ao público, auxiliando na identificação dos sintomas de depressão e ansiedade, entre outros sinais, e alertar a população a se mobilizar pela saúde e bem estar coletivo. Vale ressaltar que a Prefeitura Municipal dispõe de toda uma rede de apoio, tanto na Assistência Social como na Secretaria Municipal de Saúde.

Autor: Graziela Moss