15 . 02 . 2023

Município Decreta Situação de Emergência

O Município de Almirante Tamandaré do Sul vem sendo muito afetado pela estiagem. A falta de chuvas tem açudes, poços e rios secos secando, mas principalmente lavouras sendo prejudicadas. A estiagem já atingiu mais de 200 cidades gaúchas, e a situação está cada vez mais preocupante em todo o estado, com alguns lugares já com muita falta de água para os animais e para consumo humano.

Diante deste cenário, o Executivo Municipal de Almirante Tamandaré do Sul, decretou no início do mês de fevereiro situação de emergência no município, cujo decreto aguarda homologação da defesa civil do estado.

A estiagem que assola o estado e o município é decorrente do fenômeno La Niña, mas esse ano vem afetando com muito mais intensidade, trazendo enormes prejuízos principalmente aos agricultores, sendo que devido a estiagem devemos ter ainda precaução ao lidar com fogo, o que traz prejuízos ao meio ambiente e a saúde da população.

De acordo com o agricultor Bruno Heckler a preocupação é grande, “viemos de uma sequência de seca e a cada dia os índices de perda aumentam, no milho, soja, pastagem, produção de leite, no soja os índices já chegam em 50% e 60% e no milho em 70% a 80% em alguns lugares, a silagem está de péssima qualidade, aguardamos uma boa chuva, mas como o índice da mesma é baixa não resolve muito nossos problemas” salientou que os açudes já estão secos e a prova disso é o lago do trevo da BR 386 com a VRS 801 no Barquinho que está totalmente seco.

Segundo o agrônomo da EMATER Glênio Barros Kissmann, “estamos no segundo ano seguido de estiagem que tem ocorrido nos meses de verão. Nos últimos dias os efeitos da estiagem sobre as lavouras comerciais de soja, milho e milho silagem se agravou bastante e há localidades em que as perdas alcançam 70 a 80% em relação ao esperado inicialmente. Na atividade leiteira não se tem ofertas dos pastos de verão e as lavouras destinadas a silagem da safrinha ou não geminaram ou não foram semeadas e isto vem exigindo adequações e ajustes no uso de alimentos conservados e rações, visando a manutenção do desempenho dos planteis.”

Ainda, segundo o Prefeito Municipal Sr. Adir Giacomini a preocupação da Administração Municipal é com os agricultores, por isso foi encaminhado o decreto de emergência pela Estiagem para solicitar algo juntamente com o Governo Federal. Muitos já estão assessorados com seguro agrícola em caso de financiamento da lavoura, mas mesmo assim a situação é precária, já são três anos de secas, mesmo alguns ganhando chuvas a mais, é preocupante o que vem acontecendo na área do leite, silagem não estão boas devido a falta de chuvas. Estamos esperando apoio do governo e torcendo por uma boa chuva, os poços tiveram que ser baixados a bomba por falta de água e aguardando mais dois poços para solucionar o problema. Também salientou que estão trabalhando junto a Emater e a Defesa Civil para ver quais medidas serão tomadas.

Autor: Luana Erlo